Necessidades de saúde no período perioperatório
subsídios para uma assistência centrada no paciente
DOI:
https://doi.org/10.26512/gs.v11i2.29407Palavras-chave:
Assistência Perioperatória. Assistência Centrada no Paciente. Integralidade em Saúde. Relações Interprofissionais.Resumo
Durante o período perioperatório é importante que o paciente sinta-se confiante em relação ao processo de cuidado, participando ativamente das ações. A expressão de suas experiências e expectativas fornece direcionamentos à equipe de saúde para a organização e planejamento de uma assistência centrada em suas necessidades. Sendo assim, por meio de um estudo qualitativo, objetivou-se analisar as necessidades de saúde de pacientes no período perioperatório. Foram entrevistados 26 participantes em pós-operatório de cirurgia eletiva, internados em um hospital do interior paulista. As entrevistas foram gravadas, transcritas e organizadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, sendo utilizada a taxonomia de necessidades de saúde como referencial teórico para análise. As necessidades de saúde no período perioperatório são caracterizadas por compreensão frágil acerca da assistência, visto que há comunicação ineficiente entre os sujeitos, com predomínio de medidas impositivas. Dessa forma, o paciente tem suas necessidades comprometidas em relação à  autonomia, vínculo e acesso à tecnologia leve. Espaços para discussão da dinâmica de trabalho tornam-se potentes propulsores no que concerne à práticas mais colaborativas, proporcionando condições para uma atenção centrada no usuário, na busca pela integralidade da assistência.
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