ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Marilene Bortolotti Boraschi

Resumo

O presente artigo tem como tema o papel e a aprendizagem da leitura e da escrita para o desenvolvimento humano como prática social, considerando a condição indispensável de se saber ler e escrever como exercício de cidadania. Tem como objetivo refletir sobre a ocorrência dos processos de alfabetização e de letramento em crianças com deficiência intelectual. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, pautando-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa. As reflexões feitas ao longo da investigação trouxeram algumas considerações sobre a deficiência intelectual, caracterizando-a. Possibilitaram alguns apontamentos sobre os processos de alfabetização e de letramento. Como resultados da pesquisa, algumas reflexões foram possíveis acerca da ocorrência da alfabetização e do letramento em crianças com deficiência intelectual, discutindo como esses processos podem se dar por meio de práticas pedagógicas em salas de aula comum do ensino regular, contribuindo com a apropriação do mundo letrado e a inserção ativa dessa criança na sociedade.

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Publicado

14-08-2017

Como Citar

1.
Boraschi MB. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2017 [citado 29º de março de 2024];1(1):pag. 612-623. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/293

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa