A utilização de metodologias ativas de aprendizagem em treinamentos de nivelamento de produção LEAN:
estudo de caso em uma empresa multinacional do ramo de autopeças.
Resumo
As técnicas e métodos de treinamento nas organizações tem-se pautado ao logo dos tempos em métodos baseados no que se denomina de abordagem passiva, onde o moderador interage com os participantes principalmente através de aulas expositivas, relato de casos pessoais e transferência de conhecimento muitas vezes baseada na experiência e conhecimento adquiridos pelo mesmo. O que se denomina de "Metodologias Ativas de Aprendizagem" proprõem um enfoque distinto, onde a preocupação passa a ser a aprendizagem baseada em fatos, experiências e percepções de cada indivíduo, com enfoque no desafio ao aprendizado através de associações e raciocínio. Esse trabalho visa debater a questão de como a metodologia ativa baseada em jogos de simulação possibilita aos participantes de treinamentos em Lean Thinking uma maior compreensão e retenção dos conceitos de nivelamento de produção, quando comparados com a forma convencional de treinamentos. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa através de estudos de casos em empresas, sendo realizadas observações “in loco”, analise de materiais e coleta de informações por meio de entrevistas não estruturadas. Em face dos resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se concluir que existe um potencial para utilização de metodologias ativas em treinamentos nas organizações, no entanto uma análise mais ampla deve ser conduzida visando comparar as vantagens e limitações das metodologias ativas em relação as metodologias tradicionais, quando aplicadas em treinamentos nas organizações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).