A utilização de metodologias ativas de aprendizagem em treinamentos de nivelamento de produção LEAN:

estudo de caso em uma empresa multinacional do ramo de autopeças.

Autores

  • Chang Chih Kuo Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Felipe Araújo Calarge Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Robisom Damasceno Calado UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO - USF

Resumo

As técnicas e métodos de treinamento nas organizações tem-se pautado ao logo dos tempos em métodos baseados no que se denomina de abordagem passiva, onde o moderador interage com os participantes principalmente através de aulas expositivas, relato de casos pessoais e transferência de conhecimento muitas vezes baseada na experiência e conhecimento adquiridos pelo mesmo. O que se denomina de "Metodologias Ativas de Aprendizagem" proprõem um enfoque distinto, onde a preocupação passa a ser a aprendizagem baseada em fatos,  experiências e percepções de cada indivíduo, com enfoque no desafio ao aprendizado através de associações e raciocínio. Esse trabalho visa debater a questão de como a metodologia ativa baseada em jogos de simulação possibilita aos participantes de treinamentos em Lean Thinking uma maior compreensão e retenção dos conceitos de nivelamento de produção, quando comparados com a forma convencional de treinamentos. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa através de estudos de casos em empresas, sendo realizadas observações “in loco”, analise de materiais e coleta de informações por meio de entrevistas não estruturadas. Em face dos resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se concluir que existe um potencial para utilização de metodologias ativas em treinamentos nas organizações, no entanto uma análise mais ampla deve ser conduzida visando comparar as vantagens e limitações das metodologias ativas em relação as metodologias tradicionais, quando aplicadas em treinamentos nas organizações.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chang Chih Kuo, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção

Felipe Araújo Calarge, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Downloads

Publicado

30-04-2015

Como Citar

1.
Kuo CC, Calarge FA, Calado RD. A utilização de metodologias ativas de aprendizagem em treinamentos de nivelamento de produção LEAN:: estudo de caso em uma empresa multinacional do ramo de autopeças. Rev. G&S [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 29º de março de 2024];1(1):Pag.1040-1055. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2809

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa