A contribuição dos sistemas de informação para logística reversa:
uma pesquisa (SURVEY)
Palavras-chave:
Sistemas de Informação e Logística ReversaResumo
Embora com menor benefício que na logística direta, os principais Sistemas de Informação dedicados ao apoio as atividades logísticas, contribuem de forma significativa no gerenciamento dos retornos. No entanto, a pesquisa (survey) realizada com um grupo profissionais envolvidos com o processo de retorno, provenientes de empresas de médio e grande porte da indústria e varejo do estado de SP que teve como objetivo identificar estas contribuições mostrou que ao invés destas soluções, mais de 90% das empresas que automatizam os seus processos, utilizam soluções paliativas provenientes dos seus Enterprise Resource Planning ”“ ERPs, desenvolvidas internamente ou o próprio ERP. Embora este grupo tenha apresentado alguns benefícios no processo como: redução de custo e tempo, melhora operacional e competitividade, em geral 79% dos respondentes consideram que estas soluções atendem parcialmente suas necessidades. Conclui-se que a obtenção dos benefícios do SI no processo de retorno vai além das soluções de gestão, é necessária sua utilização na operação do processo para obtenção de melhores benefícios no gerenciamento das atividades de retorno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).