Qualidade em saúde pública:
análise do acolhimento por classificação de risco em um hospital de ensino da Rede Federal de Educação Brasileira
Palavras-chave:
Gestão, Qualidade em Saúde, SUSResumo
O presente trabalho analisa as contribuições proporcionadas com a adoção do Sistema de Acolhimento por Classificação de Risco no serviço de pronto-atendimento de um Hospital de Ensino da Rede Federal de Educação Brasileira, buscando compreender suas rotinas e indicar melhorias junto ao sistema. Para tanto, foi aplicado um questionário a 304 usuários do serviço de pronto-atendimento. A análise estatística dos dados coletados permitiu examinar indicadores como os tempos de espera entre a chegada do paciente, o acolhimento pela triagem e o tempo de permanência do usuário no serviço para realização de procedimentos/exames complementares. Foi possível constatar que a implementação do Sistema de Acolhimento com Classificação de Risco melhorou o atendimento, reduzindo as filas de espera e proporcionando aos usuários o atendimento de acordo com a avaliação de gravidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).