Reestruturação das atividades logísticas de um depósito por meio da implantação de ferramentas de TI

Autores

  • Leandro dos Reis Matias Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG)
  • Renan Cereza Lourencini Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG)
  • Francisco Rodrigues Lima Junior Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (EESC-USP)

Resumo

A adoção de ferramentas de tecnologia da informação (ti) para apoiar o gerenciamento logístico possibilita a melhoria de desempenho visando o alcance das metas estabelecidas pela organização. Este estudo apresenta um caso de reestruturação das atividades logísticas de um depósito de uma empresa do ramo atacadista e varejista por meio da implantação de ferramentas de ti. A partir da realização de um diagnóstico no depósito da empresa, verificou-se que frequentemente ocorriam não conformidades neste setor. Um plano de ação foi elaborado e implantado visando à melhoria das atividades de logística interna da empresa. O uso de ferramentas de ti no depósito tem permitido melhorar as atividades de identificação, armazenagem e controle neste setor. As soluções logísticas contempladas neste estudo podem ser utilizadas em outras empresas, principalmente naquelas em que ocorrem os mesmos problemas que no caso relatado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro dos Reis Matias, Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG)

É graduado em Engenharia de Produção e Qualidade no Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG) e atua na indústria sucroalcooleira.

Renan Cereza Lourencini, Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG)

É graduado em Engenharia de Produção e Qualidade no Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG) e atua como gestor industrial.

Francisco Rodrigues Lima Junior, Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (EESC-USP)

É graduado em Engenharia de Produção com ênfase em Software pela Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente é aluno de doutorado Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos - USP. Participou de projetos voltados à gestão de fornecimento, gestão da qualidade, gestão de resíduos e qualidade de software. Atualmente pesquisa o uso de métodos multicritério e de inteligência artificial em problemas de tomada de decisão e de medição de desempenho, e é professor no curso de Engenharia de Produção e Qualidade do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG).

Downloads

Publicado

30-04-2015

Como Citar

1.
Matias L dos R, Lourencini RC, Lima Junior FR. Reestruturação das atividades logísticas de um depósito por meio da implantação de ferramentas de TI. Rev. G&S [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 20º de abril de 2024];1(1):Pag. 891-907. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2734

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)