Uma ferramenta para avaliação do nível de maturidade da gestão do conhecimento organizacional
Palavras-chave:
GestãoResumo
No cenário competitivo global atual, diante da necessidade de alcançar vantagem competitiva sustentável, as empresas cada vez mais necessitam gerenciar o capital intelectual e o conhecimento organizacional para promover a inovação e melhorar os processos de tomada de decisão e o desempenho da organização. Neste contexto, este estudo propõe uma ferramenta de diagnóstico que permite avaliar o grau de maturidade da gestão do conhecimento em pequenas e médias empresas. A ferramenta foi desenvolvida com base em dois modelos teóricos da literatura relacionada: espiral do conhecimento e o modelo das sete dimensões. Uma aplicação piloto foi realizada em uma empresa do setor têxtil por meio de uma pesquisa de levantamento (survey). Os resultados obtidos demonstram a capacidade da ferramenta de diagnóstico de auxiliar os gestores das empresas a identificar e analisar a efetividade dos processos de geração, conversão, armazenamento e compartilhamento do conhecimento organizacional. Para o caso de aplicação apresentado, conclui-se que há vários pontos a serem melhorados em relação ao gerenciamento do conhecimento na empresa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).