GESTÃO DE INDICADORES FARMACÊUTICOS APLICADOS A FARMÁCIA ESCOLA EM JOINVILLE-SC
DOI:
https://doi.org/10.26512/gs.v10i3.25548Palavras-chave:
Farmácia, Administração de Serviços de Saúde; Serviços Comunitários de FarmáciaResumo
A Farmácia Escola é uma parceria entre ensino, serviço e comunidade criada para desenvolver a profissão farmacêutica e atender os usuários do Sistema Único de Saúde na dispensação de medicamentos. O presente trabalho teve como objetivo analisar os indicadores farmacêuticos da Farmácia Escola, a fim de contabilizar os dados e identificar melhorias ou alterações para promoção da qualidade do serviço prestado. Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa retrospectiva do período de janeiro de 2014 a dezembro de 2018. Foram analisados os indicadores de ‘atendimento da recepção’, ‘atendimentos por e-mail’, ‘total de atendimentos da dispensação’ ‘agendamentos para dispensação’, ‘usuários que faltaram no dia agendado’, ‘atendimento de usuários faltantes (encaixes)’, ‘total de atendimentos da dispensação’, ‘total de atendimentos da FAE’, e ‘pacientes ativos CEAF’. O número total de atendimentos realizados na FAE entre 2014 e 2018 foi de 745.406, com média mensal de 12.423. O absenteísmo foi observado na proporção de 13,1%, mas houve um aumento importante na modalidade de atendimentos realizados por e-mail, demostrando que esta é uma ferramenta crescente no atendimento do usuário. Os resultados mostraram que os indicadores são excelentes ferramentas de gerenciamento e que é necessária uma avaliação continuada para melhoria dos processos e da gestão da FAE.
Downloads
Referências
Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Assistência de Média e Alta Complexidade no SUS. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Brasília: CONASS, 2007.
D’Innocenzo, M.; Adami, N. P.; Cunha, I. C. K. O. O movimento pela qualidade nos serviços de saúde e enfermagem. Rev Bras Enferm, vol. 59, n. 1, p. 84-8, jan-fev, 2006.
Viacava, F.; Ugá, M. A. D.; Porto, S.; Laguarda, J.; Moreira, R. S. Avaliação de Desempenho de Sistemas de Saúde: um modelo de análise. Ciência & Saúde Coletiva, vol. 17, n. 4, p. 921-934, 2012.
Rover, M. R. M.; Vargas-Pelaéz, C. M.; Farias, M. R.; Leite, S. N. Metodologia para o desenvolvimento de um protocolo de indicadores para a avaliação da capacidade de gestão da assistência farmacêutica. Departamento de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Brasil, 2016.
Kiyan, F. M. Proposta para desenvolvimento de indicadores de desempenho como suporte estratégico. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2001.
Manzini, F. et al. O farmacêutico na assistência farmacêutica do SUS: diretrizes para ação. Conselho Federal de Farmácia - Brasília, 2015.
Marin, N.; Luiza, V. L.; Osorio-de-Castro, C. G. S.; Machado-dos-Santos, S. Assistência farmacêutica para gerentes municipais. Rio de Janeiro: OPAS/OMS, 2003.
Boing, A. C.; Bertoldi, A. D.; Boing, A. F.; Bastos, J. L.; Peres, K. G. Acesso a medicamentos no setor público: análise de usuários do Sistema Único de Saúde no Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 29(4): p. 691-701, abr, 2013.
Oliveira, L. C. F.; Assis, M. M. A.; Barboni, A. R. Assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde: da Política Nacional de Medicamentos à Atenção Básica à Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 15(Supl. 3):3561-3567, 2010.
Carneiro, J.; Silva, J. F.; Rocha, A., Hemais, C. A. Mensuração do desempenho organizacional: questões conceituais e metodológicas. Estudos em negócios IV, p. 145-175, 2005.
Ventura, S. K.; Reis, L. F. R.; Takayanagui, A. M. M. Avaliação do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde por meio de indicadores de desempenho. Eng Sanit Ambient, vol.15, n. 2, p. 167-176, abr/jun, 2010.
Ferreira, C. A. A.; Nunes, G. L. Z.; Souza, W. I.; Vianna, B. L. B.; Guimarães, H. A. A.; Azevedo, M. A. G. Monitoramento da gestão farmacêutica com o uso de Indicadores em um Hospital Público. Rev. Bras. Farm. Hosp. Serv. Saúde São Paulo vol. 4 n.2, p. 14-18, abr./jun. 2013.
Brasil. Ministério da Saúde. Acolhimento nas práticas de produção de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. ”“ 2. ed. 5. reimp. ”“ Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.
Asensi, F. D.; Pinheiro, R. Judicialização da saúde no Brasil: dados e experiência. Brasília: Conselho Nacional de Justiça, 2015.
Município de Joinville. Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Decreto nº 30.043, de 14 de novembro de 2017. Institui o Núcleo de Apoio Técnico ao Sistema de Justiça - NAT-Jus, regulamenta os procedimentos voltados à prevenção e resolução administrativa de litígios na saúde e dá outras providências. Diário Oficial Eletrônico do Município de Joinville, 2017.
Costa E, Caetano; R, Werneck GL, Bregman M, Araújo DV, Rufino R. Estimativa de custo da asma em tratamento ambulatorial: estudo com dados de mundo real. Rev Saude Publica. 2018;52:27
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).