O PARADOXO COLLINGDRIGE E AVALIAÇÂO DA INOVAÇÃO

Autores

  • Alessandro Aveni Universidade de Brasília - UnB
  • Marcel Menezes de Andrade Prado Universidade de Brasília- UnB

Palavras-chave:

Administração, Inovação

Resumo

O paradoxo de Collingdrige sobre o controle social da inovação e tecnologia mostra a falácia de um processo determinístico que supostamente parte com a inovação tecnológica e leva ao crescimento do mercado. Serve como explicação também como avaliação da tecnologia, como propriedade intelectual, mas nem sempre serve para os processos empresariais e empreendedores. Considerando a empresa em sua totalidade, há vários elementos que sugerem que o valor da tecnologia é parte dos ativos intangíveis e é integrada e coordenada da organização ”“ o capital humano e organizacional. Assim, uma valoração da tecnologia como um fragmento da empresa pode fazer sentido em termos de custo de pesquisa e desenvolvimento e de possíveis investimentos para desenvolver novas fases e pesquisas sobre a inovação que está sendo analisada. Porém como a tecnologia tem sua relevância em conjunto com outros fatores dentro da empresa, é necessário pensar em diferentes métodos de avaliação relacionados a diferentes momentos do processo empresarial, para não cair na armadilha do paradoxo de Collingdrige. O trabalho mostra esta análise crítica do processo com uma pesquisa bibliográfica desdobrando as diferentes fases do processo de inovação até a oportunidade de negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Aveni, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando no programa de Geografia PPGEA da UNB. Possui doutorado em Scienze Politiche - Universitá Statale di Milano (1999) e doutorado em Administração - Universitá Commerciale Luigi Bocconi (1982) na Itália. Mestre em Geografia na UNB (2011), pós graduado em Estratégia empresarial na FGV (2007) Bacharel em administração na UNB, no Brasil. Tem experiência de trabalho na Itália entre 1985 e 2005 na área de Administração de empresas, com ênfase em administração estratégica e planejamento, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de projetos, orçamento e planejamento, sistemas de informações empresariais, empreendedorismo, finanças,logística e transportes,responsabilidade, e avaliação ambiental estratégica. Entre outros cargos foi gerente de planejamento e controle na Royal Dutch Shell e responsável de TI em sociedades de consultoria e de Bancos na Itália. No Brasil entre 2005 e 2014 atuou como professor visitante na UNB na área de administração e por 5 anos no ensino a distância na UNB. Professor visitante de empreendedorismo no CDT/UnB em 2013 e 2014 atua em projetos de pesquisa sobre empreendedorismo, foi também instrutor de ensino de empreendedorismo entre 2007 e 2013. Foi professor de administração na UEG entre 2009 e 2010. Entre 2012 e 2014 Estagiário no departamento de Geografia UnB é pesquisador nos temas de geografia urbana, geografia econômica, geografia de transportes. Em 2014 foi contratado como pesquisador na IPEA - projeto: Rede Urbana do Brasil. Pesquisador do grupo Inovação e pesquisa em transportes - GIPT no CNPQ. http://dgp.cnpq.br /buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0240310NX9IPZB.

Marcel Menezes de Andrade Prado, Universidade de Brasília- UnB

Estudante de Ciências Econômicas Universidade de Brasília -

Downloads

Publicado

19-12-2014

Como Citar

1.
Aveni A, Prado MM de A. O PARADOXO COLLINGDRIGE E AVALIAÇÂO DA INOVAÇÃO. Rev. G&S [Internet]. 19º de dezembro de 2014 [citado 22º de dezembro de 2024];4(3):pag. 3492-3513. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2496

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)