USO ABUSIVO DE ÁLCOOL DURANTE A GESTAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Fabiano Fernandes Oliveira UNIFATEA, ESC, UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.26512/gs.v0i0.23327

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Gestação. Alcoolismo. Abuso de Álcool.

Resumo

Introdução: o consumo de álcool durante a gestação tem sido tema de pesquisa razoavelmente bem documentada, embora, ainda, muitas das consequências do mesmo sobre o desenvolvimento infantil em filhos de mães alcoolistas, sejam pouco conhecidas em sua extensão e gravidade. Objetivo: descrever as repercussões maternas e fetais decorrentes do abuso de álcool durante a gestação. Método: trata-se de revisão integrativa da literatura. A busca bibliográfica foi realizada através dos descritores: Gestação; Alcoolismo; Abuso de álcool, na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), respeitando os limites de publicação entre 2009 e 2014, no idioma português. Resultados: após a combinação dos descritores na base citada, foram identificadas 50 referências. Dentre estas, após seleção por título e resumo condizente com o objetivo do estudo, foram analisados os artigos na íntegra e incluídos 8 artigos, excluindo, assim, 42 artigos, seja por repetição nas bases de dados, seja por não contemplarem os critérios de inclusão. Conclusão: A gestação é um período facilitador de sensibilização ao tratamento. Se houver preparo por parte da equipe, é exatamente nesta fase que se consegue uma abstinência do álcool.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Fernandes Oliveira, UNIFATEA, ESC, UNIFESP

Enfermeiro e Pedagogo,  especialista em Enfermagem em Cuidado Pré Natal, Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família; Enfermagem do Trabalho e em Docência para o Ensino de Enfermagem.

Downloads

Publicado

14-08-2019

Como Citar

1.
Oliveira FF. USO ABUSIVO DE ÁLCOOL DURANTE A GESTAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2019 [citado 29º de março de 2024];:112-27. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/23327

Edição

Seção

Artigos de Revisão