ENTRE DADOS, PASSOS E RELATOS: A EXPERIÊNCIA DA COLETA DE DADOS DO PMAQ NO ESPÍRITO SANTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/gs.v10i2.22488

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde., Avaliação em Saúde., Coleta de Dados., Sistema Único de Saúde.

Resumo

O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica se configura como uma prática avaliativa e de monitoramento permanente para subsidiar gestões municipais, com ferramentas que permitam a oferta de serviços, conforme a necessidade da população. O presente relato de experiência se insere no contexto da coleta de dados do 3º ciclo do PMAQ, realizado no segundo semestre de 2017, no estado do Espírito Santo. A vivência da aplicação dos instrumentos de coleta de dados a partir da visita institucional in loco, permitiu identificar a necessidade de aperfeiçoamento dos instrumentos de coleta de dados, de modo a superar a desigualdade nas práticas cotidianas dos serviços de saúde e garantir ampla participação de usuários no processo avaliativo. A intensidade da vivência perpassou muito além do momento da coleta de dados, fazendo com que os envolvidos desenvolvessem a habilidade de escuta, compartilhassem vivências e experiências, compreendessem a necessidade de respeitar os sujeitos e o lugar que ocupam em suas dinâmicas de vida. A experiência da coleta de dados do PMAQ permitiu identificar que a oferta de uma saúde pública de qualidade é determinada pelo compromisso mútuo - trabalhador, usuário, gestor-  atores coparticipantes do direcionamento da política pública de saúde brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuella Ribeiro Lira Riquieri, UFES

Especialista em Saúde da Família (Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia/ Sobral-CE). Especialista em Política e Gestão do Cuidado com ênfase no Apoio Matricial (UFPB). Mestre em Sociologia (UFPB). Entrevistadora PMAQ/3° ciclo (UFES/FIOCRUZ). Atualmente Supervisora da Rede de Atenção à Saúde/Secretaria Municipal de Saúde de Guarapari.

Publicado

2019-05-23

Como Citar

1.
Riquieri MRL. ENTRE DADOS, PASSOS E RELATOS: A EXPERIÊNCIA DA COLETA DE DADOS DO PMAQ NO ESPÍRITO SANTO. Rev. G&S [Internet]. 23º de maio de 2019 [citado 26º de setembro de 2020];10(2):246 - 20. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/22488

Edição

Seção

Relatos de Experiências