Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem:

perfil sócio econômico dos professores de um município do estado de São Paulo

Autores

  • Raquel Cequalini Frozoni Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo- USP
  • Maria Conçeição Bernardo de Mello e Souza Escola de enfermagem de Ribeirão Preto- EERP/ USP.Avenida dos Bandeirantes, nº 3.900. Bairro Monte Alegre. Ribeirão Preto- SP. Tel.: (16)3602 3415.

Resumo

Ao longo da história da enfermagem no Brasil, tentou-se de várias maneiras aprimorar a formação dos técnicos e auxiliares, mas pouco foi investido nos enfermeiros professores desta área. Este estudo teve como objetivo traçar o perfil sócio econômico dos professores dos cursos de educação profissional em enfermagem de um município do interior do estado de São Paulo, com a intenção de conhecer esses profissionais que atuam como docentes no preparo dos trabalhadores da saúde, ou seja, quem são esses docentes, qual a sua graduação e a formação pedagógica e suas relações de trabalho. É um estudo descritivo exploratório de natureza quantitativa. A coleta de dados foi feita através de um questionário sócio econômico aplicado aos professores. O estudo contou com 14 participantes. Desse total, 57.2% são do sexo feminino; 42.8% são solteiros; 50% estão na faixa etária entre 30 a 39 anos; 37.5% já são formados há um período de 6 a 10 anos; 71.4% não possuem licenciatura; 52.7% possuem especialização em formação docente; 64.3% mantêm um contrato de trabalho de hora/ aula com a instituição onde lecionam, 71.4% têm outro emprego concomitante à docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Cequalini Frozoni, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo- USP

Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas. Linha de pesquisa: Educação em saúde e formação de recursos humanos.

Maria Conçeição Bernardo de Mello e Souza, Escola de enfermagem de Ribeirão Preto- EERP/ USP.Avenida dos Bandeirantes, nº 3.900. Bairro Monte Alegre. Ribeirão Preto- SP. Tel.: (16)3602 3415.

Enfermeira, Livre Docente do Programa de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas (EPCH)

Downloads

Publicado

07-08-2017

Como Citar

1.
Frozoni RC, de Mello e Souza MCB. Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem:: perfil sócio econômico dos professores de um município do estado de São Paulo. Rev. G&S [Internet]. 7º de agosto de 2017 [citado 24º de abril de 2024];1(1):1680-93. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/212

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa