CONSÓRCIOS PÚBLICOS DE SAÚDE: AS ADERÊNCIAS PELOS MUNICÍPIOS E O ATINGIMENTO DA EFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS PRESTADOS
Palavras-chave:
Consórcio de saúde; Municípios; EficiênciaResumo
O presente trabalho tem como objetivo verificar se os municípios que participam de Consórcios de Saúde aumentam a eficiência dos serviços prestados. Depois de feita a análise de vários municípios respeitando os critérios elegidos, a escolha final resultou numa amostra de 100 municípios do estado de Minas Gerais. Para calcular um indice de eficiência técnica por município foi proposto o método de Data Envelopment Analysis ”“ DEA, qué é um método não paramétrico de programação matemática para aferir a eficiência de processos com diversos recursos e produtos. O modelo de regressão TOBIT, que é conhecido como um modelo de regressão com variável dependente limitada, foi utilizado para verificar se existe diferença entre os municípios consorciados ou não no que se refere à eficiência dos serviços prestados. O resultado mostrou não haver evidências estatisticas de que a aderência do município pelo consórcio de saúde implicará o aumento da eficiência nas ações de serviços de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).