Redução de perícias médicas baseada na gestão de absenteísmo,rotatividade e qualidade de vida no trabalho
DOI:
https://doi.org/10.26512/gs.v9i3.20291Palavras-chave:
Perícias Médicas. Absenteísmo. Rotatividade. Qualidade de Vida no TrabalhoResumo
A perícia médica realizada no Instituto Nacional do Seguro Social possui diversas finalidades médicas baseadas na legislação vigente, concedendo ou não o benefício ao trabalhador. Dentre os benefícios, está o auxílio doença acidentário (B-91), que é um benefício devido ao segurado que ficar incapacitado para o trabalho ou atividade habitual, por motivo de doença, possivelmente, ocupacional, por mais de 15 dias. O objetivo deste estudo foi expor a relação do absenteísmo, rotatividade e qualidade de vida no trabalho com o afastamento do trabalhador, concessão de benefício (B-91) e apresentar a importância do controle de absenteísmo na redução de perícia médica. Trata-se de um estudo bibliográfico, sendo realizada a busca dos artigos através da biblioteca virtual SciELO. É de extrema importância o uso de ferramentas que busquem a melhora contínua na qualidade de vida do trabalhador. Sendo assim, quanto maior o investimento em condições de trabalho e qualidade de vida, maior será o retorno financeiro para a empresa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Eletronica Gestão & Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).