AVALIAÇÃO DO ESTRESSE OCUPACIONAL DE ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Iel Marciano de Moraes Filho Pontifícia Universidade Católica de Goiás ”“ PUC Goiás. Faculdade União de Goyazes (FUG). Universidade Paulista (UNIP)
  • Antonio Márcio Teodoro Cordeiro Silva Pontifícia Universidade Católica de Goiás ”“ PUC Goiás.
  • Rogério José de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Goiás ”“ PUC Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/gs.v9i3.20288

Palavras-chave:

Enfermagem; Enfermagem do Trabalho; Saúde Ccoletiva

Resumo

O objetivo foi avaliar o nível do estresse ocupacional dos enfermeiros da estratégia saúde da família, correlacionando com os fatores ocupacionais e sociodemográficos. É um estudo transversal com 56 enfermeiros da estratégia saúde da família das regiões norte e noroeste da cidade de Goiânia/GO. Foram utilizados dois questionários, um sociodemográfico ocupacional e outro de avaliação do estresse no trabalho. Identificou-se que quanto mais elevada a idade, maior também era o nível de irritação acerca dessa situação organizacional (p=0,046). As mulheres compuseram 94,6% da amostra, sendo que o estresse estava relacionado à supervisão de não as incumbirem de responsabilidades importantes (p=0,011) e aos que afirmaram não ter religião constituíram um grupo que se sentir isolado na organização (p=0,003). Concluiu-se que os enfermeiros tinham níveis altos de estresse em relação à gestão do serviço, pela falta de valorização, desacredito do trabalho e empoderamento de terceiros de seus feitos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iel Marciano de Moraes Filho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás ”“ PUC Goiás. Faculdade União de Goyazes (FUG). Universidade Paulista (UNIP)

Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela PUC Goiás. Graduação em Enfermagem e Especialista em Enfermagem do Trabalho. Professor do Departamento de Enfermagem da Faculdade União de Goyazes (FUG) e da Universidade Paulista (UNIP).

Antonio Márcio Teodoro Cordeiro Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás ”“ PUC Goiás.

Doutor em Biologia Molecular. Professor do Curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Saúde ”“ PPGCAS da PUC Goiás.

Rogério José de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás ”“ PUC Goiás

Doutor em Sociologia. Pós-doutorando em Ciências da Saúde. Professor do Curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Saúde ”“ PPGCAS da PUC Goiás.

Downloads

Publicado

12-08-2019

Como Citar

1.
Filho IM de M, Silva AMTC, de Almeida RJ. AVALIAÇÃO DO ESTRESSE OCUPACIONAL DE ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Rev. G&S [Internet]. 12º de agosto de 2019 [citado 20º de abril de 2024];9(3):335-43. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/20288

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa