ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA EM DECISÕES DE RH: UM CASO EM SERVIÇO DE SAÚDE
Palavras-chave:
educação em saúde, processo decisório, estratégia como prática.Resumo
O processo estratégico de capacitação e treinamento é um desafio em serviços de saúde, visto que envolve a segurança do paciente/cliente. O objetivo foi analisar as alternativas na tomada de decisão dos gestores da área de educação/treinamento de uma empresa de serviço de medicina diagnóstica quanto à s opções de capacitação da equipe operacional. Esta pesquisa tem uma abordagem teórico-conceitual decorrente de dados primários e secundários extraídos de um setor institucional de treinamento e desenvolvimento de pessoas um serviço de saúde, especializado em medicina diagnóstica e análise da literatura, resultando em um levantamento de pontos relevantes para o planejamento e condução de um estudo de caso. Para a primeira parte da análise foram levantados os seguintes pontos: decisões, incertezas e objetivos do caso. Diante deste cenário, esquematizou-se o diagrama de influência para os treinamentos de formação/admissional dos colaboradores novos. Como delimitações do estudo escolheu-se as decisões dos níveis tático e operacional e gerou-se sete alternativas. Foram descritas as possíveis classificações dos domínios estratégicos institucional e ação prática. Este estudo possibilitou inferir que a construção das alternativas para definição da estratégia de treinamento é dependente de incertezas quantitativas e qualitativas, o que dificulta a decisão deste serviço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).