ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA EM DECISÕES DE RH: UM CASO EM SERVIÇO DE SAÚDE

Autores

  • Natalia Yuri Eiro Universidade de São Paulo
  • Helder de Souza Aguiar Unicamp-DPCT
  • Abraham Yu

Palavras-chave:

educação em saúde, processo decisório, estratégia como prática.

Resumo

O processo estratégico de capacitação e treinamento é um desafio em serviços de saúde, visto que envolve a segurança do paciente/cliente. O objetivo foi analisar as alternativas na tomada de decisão dos gestores da área de educação/treinamento de uma empresa de serviço de medicina diagnóstica quanto às opções de capacitação da equipe operacional. Esta pesquisa tem uma abordagem teórico-conceitual decorrente de dados primários e secundários extraídos de um setor institucional de treinamento e desenvolvimento de pessoas um serviço de saúde, especializado em medicina diagnóstica e análise da literatura, resultando em um levantamento de pontos relevantes para o planejamento e condução de um estudo de caso. Para a primeira parte da análise foram levantados os seguintes pontos: decisões, incertezas e objetivos do caso. Diante deste cenário, esquematizou-se o diagrama de influência para os treinamentos de formação/admissional dos colaboradores novos. Como delimitações do estudo escolheu-se as decisões dos níveis tático e operacional e gerou-se sete alternativas. Foram descritas as possíveis classificações dos domínios estratégicos institucional e ação prática. Este estudo possibilitou inferir que a construção das alternativas para definição da estratégia de treinamento é dependente de incertezas quantitativas e qualitativas, o que dificulta a decisão deste serviço.

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Biografia do Autor

Helder de Souza Aguiar, Unicamp-DPCT

Doutor em Administração FEA-USP

Abraham Yu

Mestre e Doutor em Administração Standanford

Professor PPGA FEA USP

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Publicado

12-08-2019

Como Citar

1.
Eiro NY, Aguiar H de S, Yu A. ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA EM DECISÕES DE RH: UM CASO EM SERVIÇO DE SAÚDE. Rev. G&S [Internet]. 12º de agosto de 2019 [citado 16º de abril de 2024];9(3):320-34. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/20285

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa