Estratégias intersetoriais de promoção da saúde de idosos no Centro Sul Fluminense, Brasil:

relato de experiência

Autores

  • Wiliam César Alves Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • José Assunção Moutinho Professor do Centro Universitário Carioca ”“ UNICARIOCA.
  • Nébia Maria Almeida de Figueiredo UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Palavras-chave:

Gestão, Políticas de saúde

Resumo

Objetivo: Discutir os reflexos das estratégias intersetoriais de promoção da saúde de idosos adotadas na região Centro Sul Fluminense, considerando-se a gradativa redução dos procedimentos hospitalares de média e alta complexidade para essas pessoas. Método: Trata-se de relato de experiência  desenvolvido no primeiro semestre de 2012, a partir dos dados cadastrais referentes ao período de 2008 a 2011, disponíveis no Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso, e no Sistema de Informações Hospitalares Descentralizado ”“ SIHD2. Resultados: Houve redução média de 63,13% nos casos de hipertensão arterial sistêmica; 69,89% nos casos de diabetes; 47,67% de quedas e suas complicações; 31,80% das pneumonias; e 79,20% nos diagnósticos de urgências clínicas e cirúrgica. Conclusão: Constatou-se gradativa redução nos procedimentos hospitalares de média e alta complexidade, possibilitando substantiva melhoria da qualidade de vida e saúde dos idosos da região. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wiliam César Alves Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM - MESTRADO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO.

José Assunção Moutinho, Professor do Centro Universitário Carioca ”“ UNICARIOCA.

Mestrando em Administração ”“ Gestão de Projetos pela Universidade Nove de Julho ”“ UNINOVE, SÃO PAULO.

Nébia Maria Almeida de Figueiredo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Enfermeira. Professora Doutora Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ”“ UNIRIO. Professora e Orientadora nos Programas de Pós-Graduação ”“ Mestrado e Doutorado em Enfermagem, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ”“  UNIRIO.

Downloads

Publicado

02-08-2017

Como Citar

1.
Machado WCA, Moutinho JA, Figueiredo NMA de. Estratégias intersetoriais de promoção da saúde de idosos no Centro Sul Fluminense, Brasil:: relato de experiência. Rev. G&S [Internet]. 2º de agosto de 2017 [citado 23º de abril de 2024];4(1):1520-39. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/200

Edição

Seção

Relatos de Experiências