Reabilitação auditiva e implante coclear bilateral em criança com paralisia cerebral

Autores

  • Anacléia Melo da Silva Hilgenberg
  • Fernanda Ferreira Caldas Hospital Universitário de Brasília - HUB
  • Tatiana Mendes de Melo
  • Fayez Bahmad Júnior

Palavras-chave:

Paralisia cerebral, Implante Coclear, Reabilitação auditiva

Resumo

OBJETIVO: Realizar uma revisão bibliográfica ampla sobre crianças com paralisia cerebral (PC) e deficiência auditiva e descrever o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem em crianças com paralisia cerebral (PC) e deficiência auditiva, usuárias de implante coclear (IC) bilateral, inserida em um programa de Reabilitação auditiva.

METODOLOGIA: Estudo prospectivo, analítico descritivo. Ampla revisão bilbiográfica foi realizada sobre o tema no MEDLINE/PUBMED e EMBASE além de análise detalhada das técnicas de reabilitação auditiva empregada como avaliação fonoaudiológica seriada; filmagens das terapias fonoaudiológicas e resultados de testes padronizados que avaliaram o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem oral - Escala de Integração Auditiva Significativa para crianças pequenas (IT-MAIS) e Inventário MacArthur de Desenvolvimento Comunicativo (IDC): primeiras palavras e gestos, respectivamente. Os testes foram aplicados nos seguintes períodos de uso do IC bilateral: 15, 20, 22, 31 e 38 meses.

RESULTADOS: Ampla revisão bibliográfica sobre o tema revelou que o implante coclear bilateral em crianças portadoras de surdez profunda e paralisia cerebral é a melhor opção em termos de reabilitação auditiva. A criança bilateralmente implantada apresentou nos testes IT-MAIS e IDC uma evolução significativa entre os 15 a 38 meses de uso do IC. No IT-MAIS apresentou score de 40% ao início e 75% ao término. No IDC, evoluiu a compreensão de vocábulos de 58 para 342 e o repertório linguístico de 54 para 289 vocábulos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Ferreira Caldas, Hospital Universitário de Brasília - HUB

Departamento de Fonoaudiologia e Otorrinolaringologia

Downloads

Publicado

02-08-2017

Como Citar

1.
Hilgenberg AM da S, Caldas FF, de Melo TM, Bahmad Júnior F. Reabilitação auditiva e implante coclear bilateral em criança com paralisia cerebral. Rev. G&S [Internet]. 2º de agosto de 2017 [citado 19º de abril de 2024];4(1):1430-44. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/193

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)