COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR:

ESTUDO COM FORMANDOS DE INSTITUIÇÕES PARTICULARES NO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Fernanda Carolina de Azevedo Oliveira UniCEUB
  • Tatiane Regina Petrillo Pires de Araujo UniCEUB/DF

Palavras-chave:

Competência profissional, Mercado de trabalho, Setor Privado

Resumo

O presente artigo procurou investigar a valorização dos discentes docurso de Administração em Brasília quanto às competências requisitadas pelomercado de trabalho brasileiro, segundo a pesquisa do Conselho Federal deAdministração ”“ CFA, do ano de 2006. Para isso buscou apontar como seapresentam as competências requisitadas pelo mercado de trabalho na percepçãodos alunos do último semestre de Administração. Foram pesquisados alunos detrês faculdades particulares, do turno noturno, no Plano Piloto-DF. Estapesquisa do tipo descritiva utilizou análise quantitativa por meio delevantamento ou survey e aplicou umquestionário a 92 alunos matriculados no último semestre do curso. Com aanálise dos dados foi possível apresentar um ranking com as competências mais emenos valorizadas pelos formandos e comparar os resultados com a percepção dosempregadores, oriunda da pesquisa do CFA. Os resultados demonstraram que osestudantes valorizam as competências requisitadas pelo mercado de trabalho eapontaram destaque ao ramo empreendedor e menor interesse em áreas que demandamconhecimentos técnicos especializados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Carolina de Azevedo Oliveira, UniCEUB

Graduada em Administração no UniCEUB/DF. Graduada em Medicina Veterinária pela UFG/GO. Atua profissionalmente em órgão público no Distrito Federal.

Tatiane Regina Petrillo Pires de Araujo, UniCEUB/DF

Doutoranda e Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Administradora (UniCEUB) e especialista em Gestão de Pessoas (UCB). Professora Universitária no curso de Administração e de Pós Graduação em Gestão de Pessoas e Coaching. Empresária e Consultora Empresarial.

Downloads

Como Citar

1.
Oliveira FC de A, Araujo TRPP de. COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR:: ESTUDO COM FORMANDOS DE INSTITUIÇÕES PARTICULARES NO DISTRITO FEDERAL. Rev. G&S [Internet]. 19º de dezembro de 2014 [citado 19º de abril de 2024];4(3):pag. 3216-3238. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1813

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa