RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E RECLAMAÇÕES:

UMA ANÁLISE CONSIDERANDO OS MAIORES BANCOS PÚBLICOS E PRIVADOS NO BRASIL

Autores

  • Carlos André de Melo Alves Universidade de Brasília- UnB.
  • Danilo Tadeu Gomes Gaspar Universidade de Brasília - UnB.
  • Natalia Sarellas Martins Universidade de Brasília - UnB.

Palavras-chave:

Responsabilidade social, Reclamações, Banco

Resumo

Este artigo busca analisar a quantidade de reclamações de bancos em atividade no Brasil em 2012 e em 2013. Subsidiariamente, busca-se verificar se essa quantidade difere entre bancos com controle público e bancos com controle privado no País. Realiza-se estudo descritivo com abordagem quantitativa, contendo pesquisas bibliográfica e documental. Selecionaram-se bancos com mais de um milhão de clientes com base no relatório ‘Ranking de Instituições Mais Reclamadas’, divulgado pelo Banco Central do Brasil em dezembro de 2013. Apuraram-se 69.796 reclamações segmentadas em procedentes e improcedentes, coletadas com base em informações no website da referida Autarquia. O tratamento dos dados empregou análises descritiva e inferencial não paramétrica, com uso de testes qui-quadrado. Os principais resultados indicam 66,32% das reclamações para bancos privados e 33,68% das reclamações para bancos públicos. Em cada ano houve diferenças na distribuição dessas reclamações: para bancos públicos prevaleceram reclamações procedentes e para bancos privados predominaram reclamações improcedentes. O artigo trata tema relevante para o crescimento sustentável no setor bancário, contribuindo para entender as ações socialmente responsáveis de bancos públicos e privados para atender seus stakeholders no Brasil.

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Biografia do Autor

Carlos André de Melo Alves, Universidade de Brasília- UnB.

Doutor em Administração - FEA/USP.Professor do Departamento de Administração da Universidade de Brasília - Campus Darcy Ribeiro.

Danilo Tadeu Gomes Gaspar, Universidade de Brasília - UnB.

Acadêmico de Administração. Curso de Administração da Universidade de Brasília ”“ Campus Darcy Ribeiro.

Natalia Sarellas Martins, Universidade de Brasília - UnB.

Acadêmico de Administração. Curso de Administração da Universidade de Brasília ”“ Campus Darcy Ribeiro.

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Como Citar

1.
Alves CA de M, Gaspar DTG, Martins NS. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E RECLAMAÇÕES:: UMA ANÁLISE CONSIDERANDO OS MAIORES BANCOS PÚBLICOS E PRIVADOS NO BRASIL. Rev. G&S [Internet]. 19º de dezembro de 2014 [citado 21º de novembro de 2024];4(3):pag. 3191-3215. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1812

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa