AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS
Palavras-chave:
Envelhecer, Capacidade funcional, FisioterapiaResumo
INTRODUÇÃO: A partir da terceira década de vida, o desempenho funcional dos indivíduos declina progressivamente, devido ao processo fisiológico do envelhecimento. OBJETIVO: Avaliar a capacidade funcional de idosos. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo descritivo observacional quantitativo. A pesquisa teve como população 84 idosos moradores de centros de convivência da cidade de Caxias-MA. Foram utilizados os protocolos de Katz para a avaliação do nível de independência e Tinetti para verifica o risco de quedas. A partir dos questionários preenchidos, foram analisados os dados e o perfil dos idosos, sendo formado pelo nível de independência, marcha e equilíbrio. RESULTADOS: 84(100%) idosos acompanhados, 17(20,23%) eram gênero masculino e 64(79,77%) feminino, média de idade 70,57 anos, foi observado que 83(98,81%) dos idosos são independentes e 82(97,62%) apresentaram um risco menor que 5 vezes para as quedas. CONCLUSÃO: A utilização dos protocolos facilitam a determinação do perfil dos idosos em estudo, tornando mais confiável a transmissão de informações entre os profissionais de saúde.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).