PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE IDOSOS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 CADASTRADOS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Lília Lima de Alencar Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Michelle Vicente Torres Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Anaide Mary Barbosa Santos Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Mirella Bandeira Santos Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Anna Katharinne Carreiro Santiago Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Ana Paula Barros Barbosa Faculdade Santo Agostinho - FSA.

Palavras-chave:

Diabetes mellitus tipo 2, Neuropatia diabética, Autocuidado

Resumo

OBJETIVO: Construir o perfil epidemiológico dos idosos com DMT2 cadastrados na Estratégia de Saúde da Família a partir das características de saúde, descrição do autocuidado e correlação entre alterações sensitivas e equilíbrio funcional. METODOLOGIA: Após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual do Piauí (nº 462.651), a população do estudo compôs-se de 32 idosos com DMT2, idade média de 70,16(±6,74), atendidos pela Unidade Básica de Saúde do Bairro Poty Velho em Teresina, Piauí. RESULTADOS/CONCLUSÃO: Observou-se que 81,10% da amostra pertencem ao gênero feminino, 12,50% já apresentaram úlcera plantar, 84,40% com diagnóstico de polineuropatia e 59,40% enquadrados no estágio 3 de comprometimento sensitivo. Ao correlacionar-se o gradiente de alterações sensitivas com a classificação do Timed Up and Go Test e com a presença de neuropatia diabética, percebeu-se correlação significativa apenas no segundo caso. A adesão ao autocuidado foi maior quanto à terapia medicamentosa e mínima à monitorização da glicemia e prática de atividade física. Verificou-se que o autocuidado pode ser moldado através da reflexão sobre como realizavam os cuidados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lília Lima de Alencar, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Fisioterapeuta, graduada em Bacharelado em Fisioterapia pela Universidade estadual do Piauí - UESPI, em 2013.2

Michelle Vicente Torres, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade Estadual do Piauí, Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Docente de ensino superior para o Curso de Fisioterapia (UESPI e FSA) eTutora de Campo da IV Turma de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Teresina/ UESPI. Aéras afins; Fisioterapia Comunitária e fisioterapia cardiorrespiratória.

Anaide Mary Barbosa Santos, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Possui especialização em ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR pela Universidade de Ribeirão Preto(1998), especialização em Auditoria em Serviços de Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto(2002), especialização em Especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal do Piauí(2004) e especialização em Especializaçaõ em Educação Profissional pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca(2004). Atualmente é Enfermeira do PSF do FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE, Preceptora da Residência emPSF da Universidade Estadual do Piauí e ENFERMEIRA PLANTONISTA da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí. Tem experiência na área de Enfermagem.

Mirella Bandeira Santos, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Fisioterapeuta, graduada pela Faculdade Integral Diferencial - FACID. Foi fisioterapeuta da Escola de Postura Brasil - PI, atuando na modalidade Pilates. Especialista em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Terapia Manual e Postural.

Anna Katharinne Carreiro Santiago, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (2011), especialização em Urgência e Emergência pela UNINTER (2012), especialização em Saúde da Família e Comunidade pelo Programa de Pós-graduação em Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual do Piauí (2014). Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí e enfermeira plantonista da Maternidade Dona Evangelina Rosa - SESAPI.

Ana Paula Barros Barbosa, Faculdade Santo Agostinho - FSA.

Acadêmica de Fisioterapia da Faculdade Santo Agostinho - FSA. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Downloads

Como Citar

1.
de Alencar LL, Torres MV, Santos AMB, Santos MB, Santiago AKC, Barbosa APB. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE IDOSOS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 CADASTRADOS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Rev. G&S [Internet]. 28º de novembro de 2014 [citado 26º de abril de 2024];5(5):pag. 2972-2989. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1798

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)