REFLEXÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS E A REPERCUSSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)

Autores

  • Regina Machado

Palavras-chave:

Ambiente virtual

Resumo

Este artigo pretende descrever sobre as consequências e a repercussão do ensino na modalidade a distância (EaD). Cujo objetivo principal é mapear os pontos relevantes e as lacunas desta modalidade, como indicativo para melhorias futuras. As fontes utilizadas para o desenvolvimento deste estudo foram os depoimentos de tutores do EaD, suas experiências, suas técnicas e a temática desenvolvida nos cursos, assim como, o aproveitamento dos estudantes do EaD. Nesse sentido procurou-se focar os seguintes questionamentos: Quais os pontos fracos e fortes do EaD? Qual o nível de aproveitamento dos estudantes? Através desta linha de questionamento pretende-se mostrar a contribuição da modalidade do ensino a distância, que vem assumindo múltiplas formas, propõe novas questões de ordem institucional, social e pedagógica. O método utilizado foi uma análise qualitativa. Considerando que a pesquisa qualitativa é a forma mais conveniente para tratar da problemática de caráter social, principalmente quando envolve pessoas, ensino, educação, comunicação e informação. Portanto chegou-se a conclusão que apesar de todo aparato tecnológico que envolve o EaD, esta modalidade de ensino/aprendizagem encontra-se ainda fragilizada em consequência da grande demanda. Nessa concepção deve-se adentrar no legado da certificação do ensino/aprendizagem no ambiente virtual como um construto subjetivo, que está diretamente relacionado com a capacitação e o desempenho cognitivo dos sujeitos sociais, que consequentemente transforma-se em capital cultural. Porque pior do que não existir uma sociedade capacitada preparada para enfrentar a diversidade do desenvolvimento da sociedade da informação, é formar milhares e milhares de profissionais com um ensino de baixa qualidade, incapacitados e sem espírito crítico para romper as barreiras da desinformação. Portanto, uma formação de qualidade, jamais poderá ser aferida através de métodos quantitativos e/ou frameworks. Mas através do desenvolvimento intelectual, socioeconômico e cultural da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Machado

Doutoranda em Metodologia e Linhas de Investigação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Salamanca na Espanha; Graduada em Letras pela UNICAP-PE; Graduada em Biblioteconomia pela UFPE. Assistente em C&T (FUNDAJ).

Downloads

Publicado

31-07-2017

Como Citar

1.
Machado R. REFLEXÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS E A REPERCUSSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD). Rev. G&S [Internet]. 31º de julho de 2017 [citado 19º de abril de 2024];3(1):1337-54. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/163

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa