EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:

UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS

Autores

  • Renan Moretti Bertho UFSCar

Palavras-chave:

Gestão, Educação

Resumo

O presente estudo foi elaborado pelos supervisores pedagógicos de polos de quatro cursos de graduação, a saber: Bacharelado em Engenharia Ambiental, Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Educação Musical e Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância da Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de São Carlos (UAB-UFSCar). A intenção do estudo é relatar a experiência dessa função de supervisão com base no referencial teórico estudado pelos próprios supervisores pedagógicos ao longo do primeiro semestre de 2012. Dentre os principais autores estudados estão: Jacques Delors3 que traz a idéia do século XXI como aquele em que a educação tem grande potencial para levar as sociedades ao seu desenvolvimento; Howard Gardner9 que trata as inteligências múltiplas que, em campo de trabalho dos supervisores são possíveis serem observadas no perfil dos alunos e nas equipes de polos de apoio presencial (composta por tutores presenciais e coordenadores de polos) e; Paulo Freire6 que proporciona saberes necessários a uma prática educativa e dialógica a todos os envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, sobretudo, na EaD. Por meio dos relatos dos supervisores de curso em comparação ao referencial apresentado é possível concluir que todos se vêem como agentes de mudança dentro da recente expansão das políticas de expansão do ensino superior e da modalidade EaD no Brasil; que sua função é importante à boa gestão da universidade e que o potencial desse trabalho possibilita a melhoria e a qualidade da universidade pública a distância desde que observado organização e gestão de situações cotidianas que nem sempre necessitam recursos burocráticos que dificulta a execução dos trabalhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Moretti Bertho, UFSCar

SEaD, Secretaria Geral de Educação a Distância / UFSCar, Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

31-07-2017

Como Citar

1.
Bertho RM. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS. Rev. G&S [Internet]. 31º de julho de 2017 [citado 18º de novembro de 2024];3(1):1281-97. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/159

Edição

Seção

Artigos Originais