EDUCAÇÃO EM SAÚDE:
COMO ANDA ESSA PRÁTICA?
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, CapacitaçãoResumo
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis têm sido responsáveis por elevado índice do total das mortes por causa conhecida, destacando-se o Diabetes Melito e a Hipertensão Arterial Sistêmica. A Educação em Saúde possibilita a adoção de hábitos saudáveis de vida. Objetivou-se contextualizar a prática da Educação em Saúde realizada pela equipe multiprofissional de uma Estratégia Saúde da Família voltada aos diabéticos e hipertensos da área de abrangência. Trata-se de um estudo descritivo exploratório de abordagem quanti-qualitativa. Foram sujeitos 13 profissionais de saúde, para os quais se descreveu o perfil e verificou-se: a capacitação, forma de participação, modalidades, bem como dificuldades e pontos positivos para a realização de ações educativas. A análise temática dos discursos possibilitou a identificação de categorias de significados: 1) Dificuldades para a realização de Educação em Saúde; 2) Aspectos positivos considerados pelos profissionais em relação à s ações educativas em saúde e; 3) Outras percepções sobre Educação em Saúde na prática profissional. Concluiu-se ser necessária melhor infraestrutura, capacitação e disponibilização de tempo aos profissionais para que a realização das ações de Educação em Saúde seja uma realidade vislumbrando mudanças de atitudes.
Descritores: Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Capacitação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).