A fisioterapia em pacientes hipertensos da Estratégia Saúde da Família no Recanto das Emas ”“ Distrito Federal

Autores

  • Adriano Drummond Centro Universitário Unieuro

Palavras-chave:

Fisioterapia, Saúde Coletiva, Gestão

Resumo

Objetivos: avaliar o risco de Doenças Cardiovasculares (DCV) e discutir a necessidade da atuação do fisioterapeuta com pacientes hipertensos inscritos na Estratégia Saúde da Família no Recanto das Emas ”“ DF. Materiais e métodos: A amostra constou de 30 pacientes hipertensos, 19 do sexo feminino e 11 do sexo masculino que foram submetidos a questões referentes aos dados populacionais, ao escore de risco de Framingham e ao questionário de qualidade de vida para hipertensos (MINICHAL). A Unidade de Saúde de referência foi do Recanto das Emas e os dados foram obtidos mediante a aplicação dos questionários, do prontuário do paciente e do seu respectivo exame. A análise dos dados da pesquisa foi realizada por meio das medidas de tendência central (média aritmética). Resultados: Das 30 pessoas avaliadas, 9 apresentaram risco baixo para doença cardiovascular, 15 risco médio e 6 risco alto. Com relação aos níveis pressóricos, 21 pacientes apresentaram pressão arterial (P.A) alterada e tratando-se da lipoproteína de alta intensidade (HDL), 25 apresentaram valores acima do limite. Conclusão: Houve baixo e médio risco de DCV, fisioterapeuta pode contribuir de forma significativa com o seu atendimento direcionado para pacientes hipertensos.  E ainda, a possibilidade da fisioterapia fortalecer a Estratégia Saúde da Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Drummond, Centro Universitário Unieuro

Fisioterapeuta, epsecialista em Ortopedia e Traumatologia, Mestre em Ciências da Saúde pela Unniversidade de Brasília, docente do Centro Universitário Unieuro - DF.

Downloads

Publicado

27-07-2017

Como Citar

1.
Drummond A. A fisioterapia em pacientes hipertensos da Estratégia Saúde da Família no Recanto das Emas ”“ Distrito Federal. Rev. G&S [Internet]. 27º de julho de 2017 [citado 20º de abril de 2024];3(2):494-509. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/119

Edição

Seção

Artigos Originais