Rastreamento do câncer de próstata em homens acima de 50 anos através do exame diagnóstico de PSA
Palavras-chave:
Rastreamento, Câncer, Próstata, Diagnóstico, Antígeno Prostático Específico, Políticas de saúde, Saúde do homemResumo
Objetivo: Descrever a importância do rastreamento precoce do câncer de próstata em homens acima de 50 anos através do exame diagnóstico de PSA e enfatizar o sucesso deste marcador tumoral. Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico através de artigos científicos localizados na base de dados eletrônicos ”“ Literatura Latino-Americana en Ciencias de la Salud (LILACS), Serviço de U.S. National Library of Medicine (PubMed) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Resultados: Foram utilizados nesta pesquisa dez artigos científicos que possuíam relação com o tema em questão, além de apresentar os descritores escolhidos neste trabalho. Conclusão: Este estudo mostrou que para o rastreamento precoce do câncer de próstata em homens acima de 50 anos de idade é essencial a realização do exame de PSA. Observa-se na literatura que a realização do toque retal associado com o marcador tumoral PSA corrobora a detecção do câncer prostático.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).