PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DO INSTRUMENTO DE VISITA DE ENFERMAGEM COMO TÉCNICA DE SUPERVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.18673/gs.v9i2.24086Palavras-chave:
Temas Livres em SaúdeResumo
RESUMO: Objetivo: relatar a vivência da prática participativa de construção de um instrumento para a visita de enfermagem como técnica de supervisão. Método: relato de experiência descritivo do processo de ensino aprendizagem para construção de um instrumento para a visita de enfermagem. Os participantes foram os discentes e os docentes do curso de Graduação em Enfermagem em uma Instituição Federal de Ensino Superior localizada na zona da mata de Minas Gerais. Resultados: o presente estudo apresenta o processo de construção de um instrumento para a realização da visita de enfermagem, como norte para o exercício da supervisão, descrito em etapas sucessivas e interligadas, sendo elas: ambiência e conhecimento do campo de prática; exercício da reflexão e levantamento de questões chaves; busca de conhecimentos científicos; adequação do instrumento construído e implementação do instrumento da visita de enfermagem. Conclusão: a construção e implementação do referido instrumento auxilia o discente no desenvolvimento de uma visão ampliada do contexto no qual está inserido e dos multifatores que demandam ser supervisionados no cotidiano do processo de trabalho da enfermagem.
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