Escala de Habilidades Assertivas para Adolescentes

Evidências de validade de conteúdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e40403.en

Palavras-chave:

Assertividade, Adolescente, Evidências de validade

Resumo

O objetivo deste estudo foi apresentar o processo de elaboração da escala de avaliação das Habilidades Assertivas para Adolescentes (EHA-A). A partir da análise de juízes foi possível observar evidências de validade de conteúdo do instrumento, sendo avaliados critérios de pertinência, relevância e clareza dos itens. Além disso, um estudo com uma amostra da população-alvo do instrumento demonstrou bons índices de compreensibilidade dos itens (validade semântica). A partir desses resultados, foi elaborada a versão ilustrada do instrumento, a qual corrobora com o escopo geral da investigação psicométrica acerca da validade de construto e da precisão da EHA-A, lançando luz para o desenvolvimento de novos estudos acerca da validade fatorial do instrumento.

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Biografia do Autor

Shirley de Souza Silva Simeão, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Doutora em Psicologia Social. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba.

Washington Allysson Dantas Silva, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

Doutorando em Psicologia Social (PPGPS/UFPB).

Melyssa Kellyane Cavalcanti Galdino, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Doutora em Psicologia. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2024-06-10

Como Citar

Pereira de Lima, S. L., Simeão, S. de S. S., Dantas Silva, W. A., & Cavalcanti Galdino, M. K. (2024). Escala de Habilidades Assertivas para Adolescentes: Evidências de validade de conteúdo. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 40. https://doi.org/10.1590/0102.3772e40403.en

Edição

Seção

Estudos Empíricos