Escala de Habilidades Assertivas para Adolescentes
Evidências de validade de conteúdo
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e40403.enPalavras-chave:
Assertividade, Adolescente, Evidências de validadeResumo
O objetivo deste estudo foi apresentar o processo de elaboração da escala de avaliação das Habilidades Assertivas para Adolescentes (EHA-A). A partir da análise de juízes foi possível observar evidências de validade de conteúdo do instrumento, sendo avaliados critérios de pertinência, relevância e clareza dos itens. Além disso, um estudo com uma amostra da população-alvo do instrumento demonstrou bons índices de compreensibilidade dos itens (validade semântica). A partir desses resultados, foi elaborada a versão ilustrada do instrumento, a qual corrobora com o escopo geral da investigação psicométrica acerca da validade de construto e da precisão da EHA-A, lançando luz para o desenvolvimento de novos estudos acerca da validade fatorial do instrumento.
Downloads
Referências
Aiken, L. R. (1985). Three coefficients for analyzing the reliability and validity of ratings. Educational and Psychological Measurement, 45(1), 131- 142. https://doi.org/10.1177/0013164485451012
Alberti, R. E., & Emmons, M. L. (1978). Comportamento assertivo: Um guia de auto-expressão (2. ed). Interlivros (Original work published in 1970).
Aliane, P. P., Lourenço, L. M., & Ronzani, T. M. (2006). Comparative study of social skills among alcohol abusers and non abusers. Psicologia em Estudo, 11(1), 83-88. https://doi.org/10.1590/S1413-73722006000100010
Amaral, E. T. R., & Seide, M. S. (2020). Nomes próprios de pessoa: Introdução à antroponímia brasileira [Proper names of persons: Introduction to Brazilian anthroponymy]. Blucher.
American Psychological Association. (2014). Standards for Educational and Psychological Testing American Educational Research Association.
Assumpção, A. A., Teodoro, M., Maltoni, J., & Neufeld, C. B. (2017). A perspectiva adolescente na teoria cognitiva de Beck [The adolescent perspective in Beck’s cognitive theory]. In C. B. Nelfeld (Org.), Terapia Cognitivo-Comportamental para Adolescentes: Uma Perspectiva Transdiagnóstica e Desenvolvimental [Cognitive-Behavioral Therapy for Adolescents: A Transdiagnostic and Developmental Perspective] (pp. 29-41). Artmed.
Bandeira, D. R., & Hutz, C. S. (2019). Elaboração ou adaptação de instrumentos de avaliação psicológica para o contexto organizacional e do trabalho: Cuidados psicométricos [Development or adaptation of psychological assessment instruments for the organizational and work context: Psychometric considerations]. In C. S. Hutz, D. R. Bandeira, C. M. Trentini, & A. C. S. Vasquez (Orgs.), Avaliação Psicológica no Contexto Organizacional e do Trabalho [Psychological Assessment in the Organizational and Work Context] (pp. 13-18). Artmed.
Backes, D. S ., Colomé, J. S., Erdmann R. H., & Lunardi, V. L. (2011). The focal group as a technique for data collection and analysis in qualitative research. O Mundo da Saúde, 35(4), 438-442. https://doi.org/10.15343/0104-7809.2011354438442
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo [Content analysis]. Edições 70.
Borsa, J. C, & Seize, M. M. (2017). Construção e adaptação de instrumentos psicológicos: Dois caminhos possíveis [Construction and adaptation of psychological instruments: Two possible paths]. In B. F. Damásio & J. C. Borsa (Orgs.), Manual de Desenvolvimento de Instrumentos Psicológicos [Manual for the development of psychological instruments] (pp. 15-37). Vetor.
Brandão, F. S, & Derdyk, P. R. (2007). Comportamento assertivo: Um guia para jovens [Assertive behavior: A guide for young people]. In F. C. S. Conte & M. Z. S. Brandão (Orgs.), Falo? Ou não falo? Expressando Sentimentos e Comunicando Ideias [Do I speak? Or don't I? Expressing Feelings and Communicating Ideas] (2. ed., pp. 175-180). Mecenas.
Campos, J. R., Del Prette, A., & Del Prette Z. A. P. (2014). Depression in adolescence: Social skills and sociodemographic variables as risk factors/protection. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 14(2), 408-428. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v14n2/v14n2a03.pdf
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2005). Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática [Psychology of social skills in childhood: Theory and practice]. Vozes.
Del Prette, Z., & Del Prette, A. (2009). Psicologia das habilidades sociais: Terapia, educação e trabalho [Social skills psychology: Therapy, education and work] (6. ed). Vozes.
Del Prette, Z., Dias, T. P., & Del Prette, A. (2017). Habilidades sociais assertivas [Assertive social skills]. In: Z. A. P. Del Prette & A. Del Prette (Orgs.), Habilidades Sociais e Competência Social para uma Vida Melhor [Social Skills and Social Competence for a Better Life] (pp. 69-81). EdUFScar.
Del Prette, Z. A., Ferreira, B. C., Dias, T. P., & Del Prette, A. (2015). Habilidades sociais ao longo do desenvolvimento: Perspectivas de intervenção saúde mental [Social skills throughout development: Perspectives for mental health intervention]. In S. G. Murta, C. Leandro-França, K. B. Santos & L. Polejack (Orgs.), Prevenção e Promoção em Saúde Mental: Fundamentos, Planejamento e Estratégias de Intervenção [Prevention and Promotion in Mental Health: Fundamentals, Planning and Intervention Strategies] (pp. 318-340). Sinopsys.
Dicionário de Nomes Próprios. (n. d.). Alice e Dexter https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/
Eslami, A. A., Rabiei, L., Afzali, S. M., Hamidizadeh, S., & Masoudi, R. (2016). The effectiveness of assertiveness training of the levels of stress, axiety and depression of high school students. Iranian Red Crescent Medical Journal, 18(1). https://doi.org/10.5812/ircmj.21096
Fernandes, C. S, Falcone, E. M. O., & Sardinha, A. (2012). Social skills deficts in depression: A comparative study. Psicologia: Teoria e Prática, 14(1), 183-196. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-36872012000100014&lng=pt&nrm=iso
González Fragoso, C., Guevara Benitez, Y., Jiménez Rodríguez, D., & Alcázar Olán, R. J. (2018). Relationship between assertiveness, academic performance and anxiety in a sample of Mexican students in secondary. Acta Colombiana de Psicología, 21(1), 116-127. http://doi.org/10.14718/ACP.2018.21.1.6
Haynes, S. N., Richard, D. C. S., & Kubany, E. S. (1995). Content validity in psychological assessment: A functional approach to concepts and methods. Psychological Assessment, 7(3), 238-247. https://doi.org/10.1037/1040-3590.7.3.238
Hutz, C. S, Bandeira, D. R., & Trentini, C. M. (2015). Psychometrics Artmed.
Koller, I., Levenson, M. R., & Glück, J. (2017). What do you think you are measuring? A mixed-methods procedure for assessing the content validity of test items and theory-based scaling. Frontiers in Psychology, 8(126), 1-20. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00126
Lange, A. J., & Jakubowski, P. (1976). Responsible assertive behavior Research Press.
Lima, D. P., & Carvalho, M. V. (2020). Treinamento em habilidades sociais: Uma intervenção clínica [Social skills training: A clinical intervention]. Psicologia em Ênfase, 1(1), 70-86. https://ojs.unialfa.com.br/index.php/psicologiaemenfase/article/view/55
Luz, J. M. O., Murta, S. G. & Aquino, T. A. A. (2015). Programas de promoção de saúde mental em grupos para adolescente [Group mental health promotion programs for adolescents]. In C. B. Neufeuld (Org.), Terapia Cognitivo Comportamental em Grupo para Crianças e Adolescentes [Cognitive Behavioral Group Therapy for Children and Adolescents]. Artmed.
Maia, D. S., & Bortolini, M. (2012). The development of assertiveness ability and interaction in school: Experience report. Psicologia em Revista, 18(3), 373-388. http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p373
Marchezini-Cunha, V., & Tourinho, E. Z. (2010). Assertiveness and self-control: A behavior-analytic interpretation. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(2), 295-304. https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000200011
Martins, V. (2017). Seja assertivo! Como ser direto, objetivo e fazer o que tem de ser feito: Como construir relacionamentos saudáveis usando a assertividade [Be assertive! How to be direct, objective and do what needs to be done: How to build healthy relationships using assertiveness]. Alta Books.
Murta, S. G., & Marinho, T. P. C. (2009). The extended clinic and the social assistance politics: An experience with teenagers in the Program of Comprehensive Attention to the Family. Revista Eletrônica de Psicologia e Políticas Públicas, 1(1), 58-72. http://www.crp09.org.br/portal/images/links/repsipp/v1n1a4-abstract.pdf
Neto, F. L., & Savoia, M. G. (2007). Dificuldades na expressão de opiniões e sentimentos: Quem não se expressa fica doente? [Difficulties in expressing opinions and feelings: Do people who don’t express themselves get sick?]. In F. C. S. Conte & M. Z. S. Brandão (Orgs.), Falo? Ou não falo? Expressando sentimentos e comunicando ideias [Do I speak? Or don't I? Expressing feelings and communicating ideas] (2. ed., pp. 175-180). Mecenas.
Pacico, J. C. (2015). Como é feito um teste? Produção de itens [How is a test done? Production of items]. In C. S. Hutz, D. R. Bandeira, & Trentini, C. M. (Orgs.), Psicometria [Psychometrics]. Artmed.
Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento humano [Human development] (12. ed.). AMGH.
Pasquali, L. (1998). Princípios de elaboração de escalas psicológicas [Principles of developing psychological scales]. Revista de Psiquiatria Clínica, 25(5), 206-213.
Petersen, C. S., & Koller, S. H. (2006). Avaliação psicológica em crianças e adolescentes em situação de risco [Psychological assessment of at risk children and adolescents]. Avaliação Psicológica, 5(1), 55-66. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712006000100007
Reppold, C. T., Serafini, A. J., Ramires, D. A., & Gurgel, L. G. (2017). Analysis of psychological manuals approved by SATEPSI for assessment of children and adolescents in Brazil. Avaliação Psicológica, 16(1), 19-28. https://doi.org/10.15689/ap.2017.1601.03
Rich, R. M. C. (2014, 4-6 set.). Texto e ilustrações: A produção de sentidos da leitura [Text and illustrations: The production of meanings from reading]. IX Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea CAp-UERJ.
Rossiter, J. R. (2008). Content validity of measures of abstract constructs in management and organizational research. British Journal of Management, 19(4), 380-388. https://doi.org/10.1111/j.1467-8551.2008.00587.x
Rusticus, S. (2014). Content validity. In A. C. Michalos (Eds.), Encyclopedia of Quality of Life and Well-Being Research (pp. 1261-1262). Springer. https://doi.org/10.1007/978-94-007-0753-5_553
Sartes, L. M. A., & Araujo, R. B. (2017). Uso e abuso de substâncias [Substance use and abuse]. In C. B. Nelfeld (Org.), Terapia Cognitivo-Comportamental para Adolescentes: Uma Perspectiva Transdiagnóstica e Desenvolvimental [Cognitive-Behavioral Therapy for Adolescents: A Transdiagnostic and Developmental Perspective] (pp. 134-149). Artmed.
Silva, M. P., & Murta, S. G. (2009). Social skills training for adolescents: An experience in the program of comprehensive attention to the family. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(1), 136-143. https://doi.org/10.1590/S0102-79722009000100018
Simeão, S. S. S., Pessoa, G. N., Lima, A. V. C., & Sales, J. B. L. (2021). Avaliação da assertividade no contexto da adolescência: Principais instrumentos [Assessing assertiveness in the context of adolescence: Main instruments]. In W. A. D. Silva, S. S. S. Simeão & A. A. G. Barbosa (Orgs.), Avaliação psicológica: Construções, saberes e aplicações [Psychological assessment: Constructions, knowledge and applications] (pp.61-72). UFPB.
Strasburger, V., Wilson, B. J., & Jordan, A. B. (2009). Children, adolescents, and the media SAGE.
Tallamini, E. Z., Patias, N. D., Ferreira, V. R. T., & Wagner, M. F. (2022). Social skills training in the school context: Systematic review. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 22(1), 147-163. https://doi.org/10.12957/epp.2022.66484
Teixeira, C. M. (2015). Assertividade: Escala multimodal e caracterização do repertório de mulheres inseridas no mercado de trabalho [Assertiveness: Multimodal scale and characterization of the repertoire of women in the job market; Doctoral Thesis, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7238
Tomas, A. C. T., & Carvalho, M. R. (2014). Assertive training for depression: A literature review. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 10(2), 103-111. http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140016
Trad, L. A. B. (2009). Focal groups: Concepts, procedures and reflections based on practical experiences of research works in the health area. Physis Revista de Saúde Coletiva, 19(3), 777-796. https://doi.org/10.1590/S0103-73312009000300013
Vagos, P. E. R. M. (2010). Ansiedade social e assertividade na adolescência [Social anxiety and assertiveness in adolescence; Doctorate Thesis, Universidade de Aveiro]. Universidade de Aveiro. https://ria.ua.pt/handle/10773/3819
Vasconcelos, F. C. (2014). Articulações entre o texto escrito e as ilustrações na Literatura Infantil: Repercussões sobre a efetivação da leitura [Articulations between written text and illustrations in Children’s Literature: Repercussions on the effectiveness of reading]. Anais V ENLIJE, Ensino de Literatura e Políticas Públicas de Formação de Leitores https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enlije/2014/Modalidade_1datahora_30_04_2014_12_10_36_idinscrito_107_996d3777408441155a24c3be0b24701e.pdf
Véronneau, M., Trempe, S., & Paiva, A. O. (2014). Risk and protection factors in the peer context: How do other children contribute to the psychosocial adjustment of the adolescent? Ciência & Saúde Coletiva, 19(3), 695-705. https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.17972013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sara Luize Pereira de Lima, Shirley de Souza Silva Simeão, Washington Allysson Dantas Silva, Melyssa Kellyane Cavalcanti Galdino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.