Métodos Audiovisuais em Pesquisas com Crianças

A Relação com Câmeras e Vídeos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e39309.en

Palavras-chave:

Métodos audiovisuais, Pesquisa com crianças, Psicologia do desenvolvimento, Pesquisa qualitativa

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a utilização de métodos audiovisuais em pesquisas com crianças. Participaram desta pesquisa quatro crianças sobre a presença das tecnologias digitais em suas vidas em um contexto de infância urbana. Os procedimentos metodológicos foram rodas de conversa e a produção de vídeos. Os resultados evidenciam a relação dos participantes com a câmera como um outro que precisa ser posicionado, a transposição de significados relacionados ao contexto de produções audiovisuais para o momento da pesquisa e a influência do formato dos vídeos de youtubers na produção de um vídeo em grupo. Para além de funcionarem como instrumentos de registro, as câmeras e os produtos audiovisuais suscitam modos específicos de interação e de posicionamento entre as crianças.

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Biografia do Autor

Larissa Krüger-Fernandes, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Pesquisadora em formação pela Escola Internacional de Doutorado da Universidad de Educación a Distancia - UNED, no Programa de Doutorado Diversidad, Subjetividad y Socialización. Estudios en Antropología Social, Historia de la Psicologia y de la Educación.

Lady Daiane Martins Ribeiro, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós - Graduação Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela Universidade de Brasília. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão (2014), graduada em Psicologia - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão (2011). Atuou como professora do curso de Psicologia no Centro de Ensino Superior de Catalão (CESUC) e como professora substituta no curso de Psicologia na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Participou do grupo de pesquisa GEDIS/UFG com ênfase nos estudos da linguagem pela perspectiva da análise do discurso francesa. Possui interesse pelos seguintes temas: processos argumentativos de crianças; infância; linguagens; alfabetização. É membro do grupo de pesquisa Del´ ARTES - Desenvolvimento Humano: linguagens, arte e estética.

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Publicado

2023-08-11

Como Citar

Krüger-Fernandes, L., Martins Ribeiro, L. D., & Teixeira Borges, F. (2023). Métodos Audiovisuais em Pesquisas com Crianças : A Relação com Câmeras e Vídeos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 39. https://doi.org/10.1590/0102.3772e39309.en

Edição

Seção

Artigos Metodológicos