Aprendizagem Simbólica de Crianças com Autismo
Potencial Preditivo de uma Tarefa
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e39205.ptPalavras-chave:
Discriminação condicional, Equivalência de estímulos, Teste ABLA-R, Transtorno do Espectro AutistaResumo
Testes preditivos de aprendizagem podem ser úteis para planejar intervenções mais efetivas para crianças com autismo. O objetivo desse estudo foi avaliar se um protótipo de tarefa, desenvolvido para estender o Teste ABLA-R (Avaliação de Habilidades Básicas de Aprendizagem), seria preditivo de aprendizagem simbólica (formação de classes de equivalência). Três crianças com autismo foram avaliadas pelo ABLA-R e pela tarefa protótipo (denominada Nível 7) e, em seguida, foram expostas a um protocolo de ensino e teste de relações de equivalência. As predições do Nível 7 se confirmaram para dois participantes e parcialmente para o terceiro. Embora sejam necessários mais estudos, os resultados sugerem que a tarefa do Nível 7 pode ser uma potencial adição ao ABLA-R.
Downloads
Referências
Araujo, J. A. M. R., Veras, A. B., & Varella, A. A. B. (2019). Breves considerações sobre a atenção à pessoa com Transtorno do Espectro Autista na rede pública de saúde. Revista Psicologia e Saúde, 11(1), 89-98. http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v10i2.687
Arntzen, E. (2012). Training and testing parameters in formation of stimulus equivalence: Methodological issues. European Journal of Behavior Analysis, 13(1), 123-135. http://dx.doi.org/10.1080/15021149.2012.11434412
Bailey, J. S., & Burch, M. R. (2016). Ethics for behavior analysts (3rd ed.). Taylor and Francis.
Barbosa, J. S. (2019). Extensão do Teste ABLA-R: Uma proposta de tarefa preditiva das relações de equivalência [Dissertação de mestrado, Universidade Católica Dom Bosco]. l1nq.com/zzQR9
Berens, N. M., & Hayes, S. C. (2007). Arbitrarily applicable comparative relations: Experimental evidence for a relational operant. Journal of Applied Behavior Analysis, 40(1), 45-71. https://doi.org/10.1901/jaba.2007.7-06
Calado, J. I. F., de Assis, G. J. A., Barboza, A. A., & Silva, R. B. (2018). Emergência de relações auditivo-visuais via treino por CRMTS para crianças com TEA. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento, 26(3), 347-359. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=274556550006
Carr, J. E, Nicolson, A. C, & Higbee T. S. (2000). Evaluation of a brief multiple-stimulus preference assessment in a naturalistic context. Journal of Applied Behavior Analysis, 33(3), 353-357. https://doi.org/10.1901/jaba.2000.33-353
de Rose, J. C., & Bortoloti, R. (2007). A equivalência de estímulos como modelo do significado. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento, 15(3), 83-102 encr.pw/zPejH
de Rose, J. C., Kato, O. M., Thé, A. P. G., & Kledaras, J. B. (1997). Variáveis que afetam a formação de classes de estímulos: estudos sobre efeitos do arranjo de treino. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento, 5(2), 143-163. l1nq.com/xI2n0
DeWiele, L., Martin, G. L., Martin, T. L., Yu, C. T., & Thomson, K. (2011). The Kerr Meyerson Assessment of Basic Learning Abilities Revised: A self-instructional manual (2nd ed). Winnipeg.
Dixon, M. R., Belisle, J., Hayes, S. C., Stanley, C., R., Blevins, A., Gutknecht, K. F., Partlo, A., Ryan, L., & Lucas, C. (2021). Evidence from children with autism that derived relational responding is a generalized operant. Behavior Analysis in Practice, 14(2), 295-323. https://doi.org/10.1007/s40617-020-00425-y
Gernsbacher, M. A., Morson, E. M., & Grace, E. J. (2016). Language development in autism. In G. Hickok & S. L. Small (Eds.), Neurobiology of language (pp. 879-886). Academic Press. http://doi.org/10.1016/b978-0-12-407794-2.00070-5
Horner, R. D., & Baer, D. M. (1978). Multiple-probe technique: A variation of the multiple baseline. Journal of Applied Behavior Analysis, 11(1), 189-196. http://doi.org/10.1901/jaba.1978.11-189
Kerr, N., Meyerson, L., Flora, J., Tharinger, D., Schallert, D., Casey, L., & Fehr, M. J. (1977). The measurement of motor, visual and auditory discrimination skills in mentally retarded children and adults and in young normal children. Rehabilitation Psychology, 24(3), 91-206. https://doi.org/10.1037/h0090912
Love, J. R., Carr, J. E., Almason, S. M., & Petursdottir, A. I. (2009). Early and intensive behavioral intervention for autism: A survey of clinical practices. Research in Autism Spectrum Disorder, 3(2), 421-428. http://doi.org/10.1016/j.rasd.2008.08.008
Martin, G. L., & Yu, D. C. (2000). Overview of research on the Assessment of Basic Learning Abilities Test. Journal on Developmental Disabilities, 7(2), 10-36. https://psycnet.apa.org/record/2002-10669-001
Monteiro, P. C. M., & Barros, R. S. (2016). Emergence of auditory-visual relations via equivalence class formation in children diagnosed with autism. The Psychological Record, 66(4), 563-571 https://doi.org/10.1007/s40732-016-0192-1
Sakko, G., Martin, T. L., Vause, T., Martin, G. L., & Yu, C. T. (2004). Visual-visual nonidentity matching assessment: A worthwhile addition to the assessment of basic learning abilities test. American Journal on Mental Retardation, 109(1), 44-52. https://doi.org/10.1352/0895-8017(2004)109<44:VNMAAW>2.0.CO;2
Saunders, R. R., & Green, G. (1999). A discrimination analysis of training-structure effects on stimulus equivalence outcomes. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 72(1), 117-137. http://doi.org/10.1901/jeab.1999.72-117
Sidman, M. (2000). Equivalence relations and the reinforcement contingency. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 74(1), 127-146. https://doi.org/10.1901/jeab.2000.74-127
Sidman, M., & Tailby, W. (1982). Conditional discrimination vs. matching to sample: An expansion of the testing paradigm. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 37(1), 5-22. http://doi.org/10.1901/jeab.1982.37-5
Skinner, B. F. (1957). Verbal behavior Copley Publishing Group.
Smeets, P. M., & Barnes-Holmes, D. (2005). Auditory-visual and visual-visual equivalence relations in children. The Psychological Record, 55(3), 483-503. https://doi.org/10.1007/BF03395522
Varella, A. A. B. (2013). Função simbólica em pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Requisitos comportamentais para a formação de classes de equivalência [Tese de Doutorado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5984
Varella, A. A. B., & de Souza, D. G. (2014). Emergence of auditory-visual relations from a visual-visual baseline with auditory-specific consequences in individual with autism. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 102(1), 139-149. https://doi.org/10.1002/jeab.93
Varella, A. A. B., & de Souza, D. G. (2015). Using class-specific compound consequences to teach dictated and printed letter relations to a child with autism. Journal of Applied Behavior Analysis, 48(3), 1-5. https://doi.org/10.1002/jaba.224
Varella, A. A. B., de Souza, D. G., & Williams, W. L. (2017). O teste ABLA e suas implicações para o ensino de pessoas com autismo e distúrbios do desenvolvimento. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento, 25(1), 41-56. encr.pw/Qf3At
Varella, A. A. B., Manoni, N., Racy, R., & de Souza, D. G. (2021). Instrução baseada em equivalência no ensino de relações de tamanho a uma criança com autismo. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 17(2), 272-278. http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v17i2.11696
Vause, T., Martin, G. L., Yu, C. T., Marion, C., & Sakko, G. (2005). Teaching equivalence relations to individuals with minimal verbal repertoires: Are visual and auditory-visual discriminations predictive of stimulus equivalence? The Psychological Record, 55(2), 197-218. https://doi.org/10.1007/BF03395506
Viel, J., Wightman, J., Marion, C., Jeanson, B., Martin, G., Yu, C. T., & Verbeke, A. (2011). Does mastery of ABLA level 6 make easier for children with autism to learn to name objects? Research in Autism Spectrum Disorders, 5(4), 1370-1377. https://doi.org/10.1016/j.rasd.2011.01.019
Wider, L. B. M., Barros, R. S., & Varella, A. A. B. (2020). Equivalence class formation in individuals with autism: Predictions from ABLA-R levels. The Analysis of Verbal Behavior, 36(2), 215-232. https://doi.org/10.1007/s40616-020-00134-1
Wilkinson, K. M., & McIlvane, W. J. (2001). Methods for studying symbolic behavior and category formation: Contributions of stimulus equivalence research. Developmental Review, 21(3), 355-374. http://doi.org/10.1006/drev.2000.0526
Williams, W. L., & Jackson, M. L. (2009). The Assessment of Basic Learning Abilities (ABLA) and its relation to the development of stimulus relations in person with autism and other intellectual disabilities. In R. A. Rehfeldt & Y. Barnes-Holmes (Eds.), Derived relational responding: Applications for learners with autism and other developmental disabilities (pp. 25-39). New Harbinger Publications.
Wolery, M., Ault, M. J., & Doyle, P. M. (1992). Teaching students with moderate to severe disabilities: Use of response prompting strategies Longman Pub Group.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carlos Magno Correa de Souza, André A. B. Varella
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.