Aprendizagem Simbólica de Crianças com Autismo

Potencial Preditivo de uma Tarefa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e39205.pt

Palavras-chave:

Discriminação condicional, Equivalência de estímulos, Teste ABLA-R, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

Testes preditivos de aprendizagem podem ser úteis para planejar intervenções mais efetivas para crianças com autismo. O objetivo desse estudo foi avaliar se um protótipo de tarefa, desenvolvido para estender o Teste ABLA-R (Avaliação de Habilidades Básicas de Aprendizagem), seria preditivo de aprendizagem simbólica (formação de classes de equivalência). Três crianças com autismo foram avaliadas pelo ABLA-R e pela tarefa protótipo (denominada Nível 7) e, em seguida, foram expostas a um protocolo de ensino e teste de relações de equivalência. As predições do Nível 7 se confirmaram para dois participantes e parcialmente para o terceiro. Embora sejam necessários mais estudos, os resultados sugerem que a tarefa do Nível 7 pode ser uma potencial adição ao ABLA-R.

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Publicado

2023-10-09

Como Citar

de Souza, C., & Augusto Borges Varella, A. (2023). Aprendizagem Simbólica de Crianças com Autismo: Potencial Preditivo de uma Tarefa. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 39. https://doi.org/10.1590/0102.3772e39205.pt

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Seção

Artigos