A Influência de 25 Sessões de Treino na Capacidade de Tomada de Decisão de Jogadores de Futebol Sub-12
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e38211.pt%20%20Palavras-chave:
Conhecimento tático, Leitura de jogo, Desenvolvimento infantil, Talento, Habilidades perceptivo-cognitivas.Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a influência de 25 sessões de treino na capacidade de tomada de decisão de jogadores de futebol sub-12. A amostra contou com 25 jogadores de futebol sub-12 de um clube de primeira divisão do Brasil. Avaliou-se a tomada de decisão através da plataforma online TacticUP®. As 25 sessões de treino foram organizadas baseadas nos princípios táticos fundamentais do futebol. Verificou-se correlação positiva (r=0,413, p=0,040) entre a variação do desempenho da tomada de decisão e o tempo de treino para os princípios ofensivos fora do centro de jogo. Conclui-se que o treino melhorou a capacidade de tomada de decisão de jogadores de futebol sub-12, para os princípios de espaço sem bola, mobilidade e unidade ofensiva.
Downloads
Referências
Abernethy, B. (1996). Training the visual-perceptual skills of athletes: Insights from the study of motor expertise. American Journal of Sports Medicine, 24(SUPPL.), 89-92.
Américo, H., Cardoso, F., Machado, G., Andrade, M., Resende, E., & Teldo, I. (2016). Analysis of the tactical behavior of youth academy soccer players. Journal of Physical Education (Maringa), 27(1), 1-9.
Andrade, L., Machado, G., Gonçalves, E., & Teoldo, I. (2021). Decision making in soccer: effect of positional role of U-13 soccer players. Journal of Physical Education and Sport, 21(3), 1413-1420.
Aquino, R. L. D. Q. T., Marques, R. F. R., Gonçalves, L. G. C., Vieira, L. H. P., Bedo, B. L. D. S., Moraes, C. De, Menezes, R. P., Santiago, P. R. P., & Puggina, E. F. (2015). Proposta de sistematização de ensino do futebol baseada em jogos: Desenvolvimento do conhecimento tático em jogadores com 10 e 11 anos de idade. Motricidade, 11(2), 115-128.
Badari, T., Machado, G., Moniz, F., Fontes, A., & Teoldo, I. (2021). Comparison of soccer players’ tactical behaviour in small-sided games according to match status. Journal of Physical Education and Sport, 21(January), 12-20.
Barquero-Ruiz, C., Arias-Estero, J. L., & Kirk, D. (2019). Assessment for tactical learning in games: A systematic review. European Physical Education Review, 26(4), 827-847.
Berry, J., Abernethy, B., & Côté, J. (2008). The contribution of structured activity and deliberate play to the development of expert perceptual and decision-making skill. Journal of Sport and Exercise Psychology, 30(6), 685-708.
Cardoso, F., Neves, J., Roca, A., & Teoldo, I. (2020). The association between perceptual-cognitive processes and response time in decision making in young soccer players. Journal of Sports Sciences, 39(8), 926-935.
Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences Lawrence Erlbaum Associates.
Cohen, J. (1992). A power primer. Psychological Bulletin, 112(1), 155-159.
Fortes, L. de S., Fiorese, L., Andrade Nascimento-Júnior, J. R., Almeida, S. S., & Ferreira, M. E. C. (2019). Efeito da ansiedade competitiva sobre a tomada de decisão em jovens atletas de voleibol. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 35, 1-8.
Gallahue, D., Ozmun, J., & Goodway, J. (2013). Compreendendo o desenvolvimento motor: Bebês, crianças, adolescentes e adultos (7th ed.). AMGH Editora.
Garganta, J. (2009). Trends of tactical performance analysis in team sports: Bridging the gap between research, training and competition. Revista Portuguesa de Ciências Do Desporto, 9(1), 81-89.
González-Víllora, S., García-López, L., Del Campo, D., & Contreras-Jordán, O. (2010). Estudio descriptivo sobre el desarrollo táctico y la toma de decisiones en jóvenes jugadores de fútbol (12 años). Infancia y Aprendizaje, 33(4), 489-501.
González-Víllora, S., Garcia-López, L., Pastor-Vicedo, J., & Contreras-Jordán, O. (2011). Conocimiento táctico y toma de decisiones en jóvenes jugadores de fútbol (10 años). Revista de Psicologia Del Deporte, 20(1), 79-97.
González-Víllora, S., García-López, L. M., Gutiérrez-Díaz, D., & Pastor-Vicedo, J. C. (2013). Tactical awareness, decision making and skill in youth soccer players (under-14 years). Journal of Human Sport and Exercise, 8(2 SUPPL), 412-426.
González-Víllora, S., Garcia-lopez, L. M., Gutierrez, D., & Pastor, J. C. (2012). Estudio del rendimiento de juego (2 vs. 2) en jugadores de fútbol con 8 años. Revista de Investigación En Educación, 10(1), 115-126.
González-Víllora, S., Serra-Olivares, J., Pastor-Vicedo, J. C., & Teoldo, I. (2015). Review of the tactical evaluation tools for youth players, assessing the tactics in team sports: Football. Springerplus, 4, 663.
Grehaigne, J. F., Godbout, P., & Bouthier, D. (2001). The teaching and learning of decision making in team sports. Quest, 53(1), 59-76.
Hartigh, R. J. R., Van Der Steen, S., Hakvoort, B., Frencken, W. G. P., & Lemmink, K. A. P. M. (2018). Differences in game reading between selected and non-selected youth soccer players. Journal of Sports Sciences, 36(4), 422-428.
Hastie, R. (2001). Problems for judment and decision making. Annual Review of Psychology, 52, 653-683.
Keller, B. S., Raynor, A. J., Iredale, F., & Bruce, L. (2018). Tactical skill in Australian youth soccer: Does it discriminate age-match skill levels? International Journal of Sports Science and Coaching, 13(6), 1057-1063.
Lima, R. C., Cardoso, F. S. L., Vecchi, P., Teoldo, I. C., & Paoli, P. B. (2015). A organização do treino baseado nos princípios fundamentais do jogo de futebol e sua relação com o desempenho tático de jogadores da categoria sub 13. Revista Brasileira de Futebol, 8(1), 30–42.
Machado, G., Cardoso, F., & Teoldo, I. (2017). Visual search strategy of soccer players according to different age groups. Motriz, 23(3), e101748.
Machado, G., González-Víllora, S., Sarmento, H., & Teoldo, I. (2020). Development of Tactical decision- making skills in youth soccer players: Macro- and microstructure of soccer developmental activities as a discriminant of different skill levels. International Journal of Performance Analysis in Sport, 20(6), 1072–1091.
Machado, G., Padilha, M. B., González-Víllora, S., Clemente, F., & Teoldo, I. (2019). The effects of positional role on tactical behaviour in a four-a-side small-sided and conditioned game. Kinesiology, 51(2), 261–270.
Machado, G., & Teoldo, I. (2020). TacticUP Video test for soccer: Development and validation. Frontiers in Psychology, 11(1690), 1–12.
Mesquita, I., Farias, C., & Hastie, P. (2012). The impact of a hybrid sport education-invasion games competence model soccer unit on students’ decision making, skill execution and overall game performance. European Physical Education Review, 18(2), 205–219.
O’Connor, D., & Larkin, P. (2016). Decision making and tactical knowledge: An Australian perspective in the development of youth football players. International Research in Science and Soccer II, 204–214.
O’Connor, D., Larkin, P., & Mark Williams, A. (2016). Talent identification and selection in elite youth football: An australian context. European Journal of Sport Science, 16(7), 837–844.
O’Connor, D., Larkin, P., & Williams, A. M. (2017). What learning environments help improve decision-making? Physical Education and Sport Pedagogy, 22(6), 647–660.
Piaget, J. (1964). Development and learning. Journal of Research in Science Teaching, 2(3), 176–186.
Souza, C., Muller, E., Teoldo, I., & Graça, A. (2014). Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria sub-14 podem melhorar após 20 sessões de treino? Revista Brasileira de Ciências Do Esporte, 36(1), 71-86.
Teoldo, I., Cardoso, F., Machado, G. (2021). Tomada de decisão no futebol: Da avaliação à aplicação em campo. In W. Matias & P. Athayde (Eds.), Nas entrelinhas do futebol: Espetáculo, gênero e formação (pp. 187-205). Curitiba: Editora CRV.
Teoldo, I., Guilherme, J., & Garganta, J. (2022). Football intelligence: Training and tactics for soccer success. Routledge.
Teoldo, I, Garganta, J., Greco, P. J., & Mesquita, I. (2009). Tactical principles of soccer game: Concepts and application. Motriz-Revista De Educacao Fisica, 15(3), 657–668.
Teoldo, I., Garganta, J., Greco, P. J., Mesquita, I., & Afonso, J. (2010). Assessment of tactical principles in youth soccer players of different
age groups. Revista Portuguesa de Ciências Do Desporto, 10(1), 147–157.
Teoldo, I., Machado, G. (2022). Jogos reduzidos e o treino da tomada de decisão. In F. Clemente (Ed.), Pequenos jogos para treinar em grande: um guia completo para o futebol (pp. 137-160).Primebooks.
Williams, A. M., & Reilly, T. (2000). Talent identification and development in soccer. Journal of Sports Sciences, 18, 657–667.
World Medical Association Declaration of Helsinki (2013). Ethical principles for medical research involving human subjects. JAMA, 310(20), 2191-2194.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Allan Barcellos, Israel Teoldo, Guilherme Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.