A Influência de 25 Sessões de Treino na Capacidade de Tomada de Decisão de Jogadores de Futebol Sub-12

Autores

  • Allan Barcellos Universidade Federal de Viçosa (UFV), Physical Education Department, Centre of Research and Studies in Soccer (NUPEF), Viçosa, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7376-6934
  • Israel Teoldo Universidade Federal de Viçosa (UFV), Physical Education Department, Centre of Research and Studies in Soccer (NUPEF), Viçosa, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9780-3456
  • Guilherme Machado Universidade Federal de Viçosa (UFV), Physical Education Department, Centre of Research and Studies in Soccer (NUPEF), Viçosa, MG, Brasil University of Castilla La Mancha, Faculty of Education, EDAF Research Group, Albacete, Spain https://orcid.org/0000-0001-5355-7679

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e38211.pt%20%20

Palavras-chave:

Conhecimento tático, Leitura de jogo, Desenvolvimento infantil, Talento, Habilidades perceptivo-cognitivas.

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a influência de 25 sessões de treino na capacidade de tomada de decisão de jogadores de futebol sub-12. A amostra contou com 25 jogadores de futebol sub-12 de um clube de primeira divisão do Brasil. Avaliou-se a tomada de decisão através da plataforma online TacticUP®. As 25 sessões de treino foram organizadas baseadas nos princípios táticos fundamentais do futebol. Verificou-se correlação positiva (r=0,413, p=0,040) entre a variação do desempenho da tomada de decisão e o tempo de treino para os princípios ofensivos fora do centro de jogo. Conclui-se que o treino melhorou a capacidade de tomada de decisão de jogadores de futebol sub-12, para os princípios de espaço sem bola, mobilidade e unidade ofensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abernethy, B. (1996). Training the visual-perceptual skills of athletes: Insights from the study of motor expertise. American Journal of Sports Medicine, 24(SUPPL.), 89-92.

Américo, H., Cardoso, F., Machado, G., Andrade, M., Resende, E., & Teldo, I. (2016). Analysis of the tactical behavior of youth academy soccer players. Journal of Physical Education (Maringa), 27(1), 1-9.

Andrade, L., Machado, G., Gonçalves, E., & Teoldo, I. (2021). Decision making in soccer: effect of positional role of U-13 soccer players. Journal of Physical Education and Sport, 21(3), 1413-1420.

Aquino, R. L. D. Q. T., Marques, R. F. R., Gonçalves, L. G. C., Vieira, L. H. P., Bedo, B. L. D. S., Moraes, C. De, Menezes, R. P., Santiago, P. R. P., & Puggina, E. F. (2015). Proposta de sistematização de ensino do futebol baseada em jogos: Desenvolvimento do conhecimento tático em jogadores com 10 e 11 anos de idade. Motricidade, 11(2), 115-128.

Badari, T., Machado, G., Moniz, F., Fontes, A., & Teoldo, I. (2021). Comparison of soccer players’ tactical behaviour in small-sided games according to match status. Journal of Physical Education and Sport, 21(January), 12-20.

Barquero-Ruiz, C., Arias-Estero, J. L., & Kirk, D. (2019). Assessment for tactical learning in games: A systematic review. European Physical Education Review, 26(4), 827-847.

Berry, J., Abernethy, B., & Côté, J. (2008). The contribution of structured activity and deliberate play to the development of expert perceptual and decision-making skill. Journal of Sport and Exercise Psychology, 30(6), 685-708.

Cardoso, F., Neves, J., Roca, A., & Teoldo, I. (2020). The association between perceptual-cognitive processes and response time in decision making in young soccer players. Journal of Sports Sciences, 39(8), 926-935.

Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences Lawrence Erlbaum Associates.

Cohen, J. (1992). A power primer. Psychological Bulletin, 112(1), 155-159.

Fortes, L. de S., Fiorese, L., Andrade Nascimento-Júnior, J. R., Almeida, S. S., & Ferreira, M. E. C. (2019). Efeito da ansiedade competitiva sobre a tomada de decisão em jovens atletas de voleibol. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 35, 1-8.

Gallahue, D., Ozmun, J., & Goodway, J. (2013). Compreendendo o desenvolvimento motor: Bebês, crianças, adolescentes e adultos (7th ed.). AMGH Editora.

Garganta, J. (2009). Trends of tactical performance analysis in team sports: Bridging the gap between research, training and competition. Revista Portuguesa de Ciências Do Desporto, 9(1), 81-89.

González-Víllora, S., García-López, L., Del Campo, D., & Contreras-Jordán, O. (2010). Estudio descriptivo sobre el desarrollo táctico y la toma de decisiones en jóvenes jugadores de fútbol (12 años). Infancia y Aprendizaje, 33(4), 489-501.

González-Víllora, S., Garcia-López, L., Pastor-Vicedo, J., & Contreras-Jordán, O. (2011). Conocimiento táctico y toma de decisiones en jóvenes jugadores de fútbol (10 años). Revista de Psicologia Del Deporte, 20(1), 79-97.

González-Víllora, S., García-López, L. M., Gutiérrez-Díaz, D., & Pastor-Vicedo, J. C. (2013). Tactical awareness, decision making and skill in youth soccer players (under-14 years). Journal of Human Sport and Exercise, 8(2 SUPPL), 412-426.

González-Víllora, S., Garcia-lopez, L. M., Gutierrez, D., & Pastor, J. C. (2012). Estudio del rendimiento de juego (2 vs. 2) en jugadores de fútbol con 8 años. Revista de Investigación En Educación, 10(1), 115-126.

González-Víllora, S., Serra-Olivares, J., Pastor-Vicedo, J. C., & Teoldo, I. (2015). Review of the tactical evaluation tools for youth players, assessing the tactics in team sports: Football. Springerplus, 4, 663.

Grehaigne, J. F., Godbout, P., & Bouthier, D. (2001). The teaching and learning of decision making in team sports. Quest, 53(1), 59-76.

Hartigh, R. J. R., Van Der Steen, S., Hakvoort, B., Frencken, W. G. P., & Lemmink, K. A. P. M. (2018). Differences in game reading between selected and non-selected youth soccer players. Journal of Sports Sciences, 36(4), 422-428.

Hastie, R. (2001). Problems for judment and decision making. Annual Review of Psychology, 52, 653-683.

Keller, B. S., Raynor, A. J., Iredale, F., & Bruce, L. (2018). Tactical skill in Australian youth soccer: Does it discriminate age-match skill levels? International Journal of Sports Science and Coaching, 13(6), 1057-1063.

Lima, R. C., Cardoso, F. S. L., Vecchi, P., Teoldo, I. C., & Paoli, P. B. (2015). A organização do treino baseado nos princípios fundamentais do jogo de futebol e sua relação com o desempenho tático de jogadores da categoria sub 13. Revista Brasileira de Futebol, 8(1), 30–42.

Machado, G., Cardoso, F., & Teoldo, I. (2017). Visual search strategy of soccer players according to different age groups. Motriz, 23(3), e101748.

Machado, G., González-Víllora, S., Sarmento, H., & Teoldo, I. (2020). Development of Tactical decision- making skills in youth soccer players: Macro- and microstructure of soccer developmental activities as a discriminant of different skill levels. International Journal of Performance Analysis in Sport, 20(6), 1072–1091.

Machado, G., Padilha, M. B., González-Víllora, S., Clemente, F., & Teoldo, I. (2019). The effects of positional role on tactical behaviour in a four-a-side small-sided and conditioned game. Kinesiology, 51(2), 261–270.

Machado, G., & Teoldo, I. (2020). TacticUP Video test for soccer: Development and validation. Frontiers in Psychology, 11(1690), 1–12.

Mesquita, I., Farias, C., & Hastie, P. (2012). The impact of a hybrid sport education-invasion games competence model soccer unit on students’ decision making, skill execution and overall game performance. European Physical Education Review, 18(2), 205–219.

O’Connor, D., & Larkin, P. (2016). Decision making and tactical knowledge: An Australian perspective in the development of youth football players. International Research in Science and Soccer II, 204–214.

O’Connor, D., Larkin, P., & Mark Williams, A. (2016). Talent identification and selection in elite youth football: An australian context. European Journal of Sport Science, 16(7), 837–844.

O’Connor, D., Larkin, P., & Williams, A. M. (2017). What learning environments help improve decision-making? Physical Education and Sport Pedagogy, 22(6), 647–660.

Piaget, J. (1964). Development and learning. Journal of Research in Science Teaching, 2(3), 176–186.

Souza, C., Muller, E., Teoldo, I., & Graça, A. (2014). Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria sub-14 podem melhorar após 20 sessões de treino? Revista Brasileira de Ciências Do Esporte, 36(1), 71-86.

Teoldo, I., Cardoso, F., Machado, G. (2021). Tomada de decisão no futebol: Da avaliação à aplicação em campo. In W. Matias & P. Athayde (Eds.), Nas entrelinhas do futebol: Espetáculo, gênero e formação (pp. 187-205). Curitiba: Editora CRV.

Teoldo, I., Guilherme, J., & Garganta, J. (2022). Football intelligence: Training and tactics for soccer success. Routledge.

Teoldo, I, Garganta, J., Greco, P. J., & Mesquita, I. (2009). Tactical principles of soccer game: Concepts and application. Motriz-Revista De Educacao Fisica, 15(3), 657–668.

Teoldo, I., Garganta, J., Greco, P. J., Mesquita, I., & Afonso, J. (2010). Assessment of tactical principles in youth soccer players of different

age groups. Revista Portuguesa de Ciências Do Desporto, 10(1), 147–157.

Teoldo, I., Machado, G. (2022). Jogos reduzidos e o treino da tomada de decisão. In F. Clemente (Ed.), Pequenos jogos para treinar em grande: um guia completo para o futebol (pp. 137-160).Primebooks.

Williams, A. M., & Reilly, T. (2000). Talent identification and development in soccer. Journal of Sports Sciences, 18, 657–667.

World Medical Association Declaration of Helsinki (2013). Ethical principles for medical research involving human subjects. JAMA, 310(20), 2191-2194.

Publicado

2022-08-22

Como Citar

Barcellos, A., Teoldo, I., & Machado, G. (2022). A Influência de 25 Sessões de Treino na Capacidade de Tomada de Decisão de Jogadores de Futebol Sub-12. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 38. https://doi.org/10.1590/0102.3772e38211.pt

Edição

Seção

Artigos