Predição da Potencial Evasão Acadêmica entre Estudantes Trabalhadores e Não Trabalhadores

Autores

  • Rodolfo Ambiel
  • Pedro Cortez
  • Ana Salvador

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e37305%20%20%20

Palavras-chave:

M-ES; intenção de evasão; trabalho; educação superior

Resumo

A evasão do ensino superior é um problema relevante. Muitos estudantes não concluem o nível superior devido às dificuldades financeiras e questões psicossociais. Neste contexto, o objetivo do estudo foi identificar preditores dos motivos para a potencial evasão do ensino superior entre 385 estudantes universitários empregados e 397 estudantes desempregados. Os resultados mostraram que os motivos para a potencial evasão do ensino superior na amostra abrangeram os fatores vocacionais, carreira, desempenho acadêmico, interpessoais e falta de suporte. Essas evidências demonstram que a potencial evasão pode ser compreendida por preditores relacionados ao tipo de instituição, financiamento, autoavaliação de desempenho e níveis de satisfação com o curso, condição financeira e escolha profissional. Nas relações de predição entre estudantes que trabalham e não trabalham, há ainda especificidades fundamentais para formular políticas e práticas, com o intuito de maximizar a permanência dos alunos na graduação e otimizar o planejamento da trajetória acadêmica e profissional desses estudantes.

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Publicado

2021-11-24

Como Citar

Ambiel, R., Cortez, P. ., & Salvador, A. . (2021). Predição da Potencial Evasão Acadêmica entre Estudantes Trabalhadores e Não Trabalhadores. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 37. https://doi.org/10.1590/0102.3772e37305

Edição

Seção

Estudos Empíricos