Propriedades psicométricas da escala de atitudes ambientais para crianças e da escala infantil de satisfação com o ambiente

Autores

  • Francielli Galli Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lívia Maria Bedin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Miriam Raquel Wachholz Strelhow Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jorge Castellá Sarriera Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

valiação psicométrica; atitudes ambientais; conectividade com a natureza; satisfação com o ambiente; infância

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar as propriedades psicométricas da Escala de Atitudes Ambientais para Crianças (EAAC) e da Escala Infantil de Satisfação com o Ambiente (EISA) por meio de análises de componentes principais, consistência interna e análises fatoriais confirmatórias. Participaram 1.746 crianças (53,5% meninas) com idades entre oito e 13 anos (M = 10,17; DP = 1,492) residentes em Porto Alegre (54,9%) e interior do Rio Grande do Sul. A EAAC apresentou composição unifatorial, consistência interna adequada e bons índices de ajuste. Na EISA, foram identificados dois componentes (Satisfação com o entorno e Conectividade) com consistência interna moderada e índices de ajuste satisfatórios. O estudo contribuiu para o desenvolvimento de instrumentos de mensuração da relação criança-ambiente no idioma português brasileiro.

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Publicado

2019-10-24

Como Citar

Galli, F. ., Bedin, L. M. ., Wachholz Strelhow, M. R. ., & Castellá Sarriera, J. . (2019). Propriedades psicométricas da escala de atitudes ambientais para crianças e da escala infantil de satisfação com o ambiente. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/27919

Edição

Seção

Artigos