Funções Executivas na Predição de Desempenho Acadêmico no início do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e382114Palavras-chave:
regulação; avaliação infantil; cognição; educação; aprendizagemResumo
O estudo investigou modelos preditivos de leitura e aritmética a partir de medidas de desempenho e funcional de funções executivas (FE). Noventa e quatro crianças (Midade= 6,14a) foram avaliadas por meio de testes de desempenho de FE. Pais e professores responderam a uma medida funcional. Dois anos depois, leitura e aritmética foram avaliadas. Houve baixas correlações entre FE e desempenho acadêmico posterior. Para o modelo de leitura, inibição foi variável relevante; não houve ganho na predição com a consideração conjunta das diferentes medidas de FE. Para aritmética, atenção e aversão ao adiamento apresentaram contribuição relevante. A consideração da medida funcional aumentou a previsão do modelo. O estudo indicou habilidades de interesse na identificação de crianças em risco de baixo desempenho acadêmico.
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