Funções Executivas na Predição de Desempenho Acadêmico no início do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e382114

Palavras-chave:

regulação; avaliação infantil; cognição; educação; aprendizagem

Resumo

O estudo investigou modelos preditivos de leitura e aritmética a partir de medidas de desempenho e funcional de funções executivas (FE). Noventa e quatro crianças (Midade= 6,14a) foram avaliadas por meio de testes de desempenho de FE. Pais e professores responderam a uma medida funcional. Dois anos depois, leitura e aritmética foram avaliadas. Houve baixas correlações entre FE e desempenho acadêmico posterior. Para o modelo de leitura, inibição foi variável relevante; não houve ganho na predição com a consideração conjunta das diferentes medidas de FE. Para aritmética, atenção e aversão ao adiamento apresentaram contribuição relevante. A consideração da medida funcional aumentou a previsão do modelo. O estudo indicou habilidades de interesse na identificação de crianças em risco de baixo desempenho acadêmico.

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Biografia do Autor

Natália Martins Dias, Universidade Federal de Santa Catarina

Psychologist, PhD in Developmental Disorders from the Universidade Presbiteriana Mackenzie. Department of Psychology. Universidade Federal de Santa Catarina. CNPq productivity grant holder.

 

Ana Paula Prust Pereira, Institutional Psychopedagogue of the Department of Aeronautics Education. Academy of the Brazilian Air Force,

Pedagogue, Psychopedagogue, MSc and PhD in Developmental Disorders. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Alessandra Gotuzo Seabra, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Psychologist, Professor of the Graduate Program in Developmental Disorders. Universidade Presbiteriana Mackenzie. CNPq productivity grant holder.

 

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Publicado

2022-02-25

Como Citar

Dias, N. M., Prust Pereira, A. P., & Seabra, A. G. (2022). Funções Executivas na Predição de Desempenho Acadêmico no início do Ensino Fundamental. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 38. https://doi.org/10.1590/0102.3772e382114

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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