Classes de Estímulos por Bebês de até 24 Meses de Idade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e37220%20

Palavras-chave:

Comportamento simbólico, Controle de estímulos, Classes de equivalência generalizada, Reforçadores específicos, Bebês

Resumo

Neste estudo investigou-se a emergência de classes de equivalência generalizada, com inclusão de reforçadores específicos em bebês de 24 meses. Relações auditivo-visuais (AB e AC) foram ensinadas, com consequências específicas (D), para 5 bebês entre 18 e 20 meses de idade. Testes de nomeação e de relações emergentes foram realizados (BC, CB, AD, DE e EB, com semelhança física dos estímulos E e B). Três participantes formaram de classes de equivalência, incluindo os reforçadores específicos (ABCD), e dois deles apresentaram nomeação consistente. Dois participantes apresentaram desempenho correspondente à equivalência generalizada. Os resultados indicaram (a) a inédita formação de classes de equivalência generalizada com inclusão de reforçadores específicos em bebês, e (b) que a nomeação pode não ser condição necessária para a formação de classes.

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Publicado

2021-02-24

Como Citar

Roncato, G. de A., & Stella Coutinho de Alcântara Gil, M. . (2021). Classes de Estímulos por Bebês de até 24 Meses de Idade. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 37. https://doi.org/10.1590/0102.3772e37220

Edição

Seção

Estudos Empíricos