Avaliação de Treinos da Aplicação do ABLA-R

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e37103%20

Palavras-chave:

ABLA-R, Treino de profissionais, Autoinstrução, Feedback, Role-play

Resumo

O ABLA-R (Assessment of Basic Learning Abilities Revised) é um teste útil para avaliar o repertório discriminativo de indivíduos com distúrbios do desenvolvimento. Este estudo avaliou, com seis profissionais, o efeito de três componentes de treino sobre a acurácia da aplicação do ABLA-R: manual autoinstrucional do ABLA-R, vídeo feedback e role-play. Nenhum componente, utilizado isoladamente, resultou em uma aplicação acurada do ABLA-R. A combinação do manual autoinstrucional com o vídeo feedback resultou em desempenhos com mais de 90% de acurácia. Os dados corroboram evidências prévias sobre a importância do feedback no treino de profissionais e demonstram que uma combinação de componente de treino pode ser mais eficiente para ensinar a aplicação do ABLA-R que a utilização apenas do manual autoinstrucional.

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Biografia do Autor

Oriana Comesanha, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2010). Especialização em Psicologia Clínica Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (2015). Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2015-2017). Atua na área de Psicologia Forense como servidora do quadro funcional efetivo do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (2010 - Atual) e em Psicologia Clínica atuando em consultório particular (2010-Atual).

Carlos Barbosa Alves de Souza, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil / Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino, São Carlos, SP, Brasil

Graduação (1994) e Mestrado (1997) em Psicologia na Universidade de Brasília, Doutorado em Ciencias del Comportamiento (2001) no Centro de Estudios e Investigaciones en Comportamiento, Universidad de Guadalajara e Pós-Doutorado (2003) no Nova Institute of Philosophy, Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é Professor Associado 4 da Universidade Federal do Pará, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), coordenador do Grupo de Pesquisa Questões empíricas e conceituais na aquisição de repertórios simbólicos em crianças com e sem atraso no desenvolvimento, membro do comitê de avaliação da área de Psicologia na Capes, Editor Associado da revista Acta Comportamentalia e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino do CNPq. Atuou como Editor da revista Acta Comportamentalia (2007-2009), Vice-Coordenador (2013-2015) e Coordenador (2015-2017) do PPGTPC, e membro da comissão da área da Psicologia do Prêmio Capes de Tese 2016. Tem experiência na área de Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquisição de repertórios simbólicos, Análise Comportamental Aplicada e Análise conceitual em psicologia

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Publicado

2021-11-03

Como Citar

Comesanha, O., & de Souza, C. B. A. (2021). Avaliação de Treinos da Aplicação do ABLA-R. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 37. https://doi.org/10.1590/0102.3772e37103

Edição

Seção

Estudos Empíricos