Fala-Ação na Sala de Aula: Regulação Semiótica de Processos Cognitivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3633

Palavras-chave:

Zona de desenvolvimento proximal, Processos cognitivos, Regulação semiótica, Atos de fala, Contrato didático

Resumo

Como determinadas ações linguísticas, os atos de fala, criam condições favoráveis à emergência e manutenção de ações cognitivas, as Zonas de Desenvolvimento Proximal (ZDPs)? Por meio da análise interacional e videográfica, investigou-se uma aula de geografia do sexto ano do ensino fundamental em que "o relevo e seus agentes" era o principal tópico conversacional. A partir da categorização dos atos de fala, foram observados dois padrões de organização conversacional: atos de fala voltados à manutenção do contrato didático e atos de fala direcionados aos conteúdos escolares relacionados ao tópico em curso. Tais padrões providenciam condições favoráveis à emergência e manutenção de ZDPs, compreendidas como espaços simbólicos que favorecem a aprendizagem, construídos ao longo do discurso pelos participantes.

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Publicado

2020-02-17

Como Citar

Santos, F. O. P. D., de Fátima Batista Correia, M. ., & Bezerra, H. J. S. (2020). Fala-Ação na Sala de Aula: Regulação Semiótica de Processos Cognitivos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 36. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3633

Edição

Seção

Estudos Empíricos