Enfrentamento do Câncer Infantil e Intervenções Psicológicas: Uma Revisão da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e35435

Palavras-chave:

Câncer, Criança, Enfrentamento, Intervenção, Revisão de literatura

Resumo

O presente estudo consiste em uma revisão integrativa de pesquisas que investigaram o enfrentamento ao câncer infantil, com destaque para propostas de intervenção visando o seu favorecimento. Realizou-se uma busca bibliográfica nas bases de dados Web of Science, PubMed e PsychNet. Foram selecionados 80 artigos que atenderam aos critérios gerais de inclusão e 22 estudos tendo como foco específico propostas de intervenção. Os estudos selecionados avaliaram os resultados das intervenções realizadas ou a intervenção em si, discutindo aspectos particulares das mesmas e avaliando sua viabilidade. Todos os estudos qualificaram a intervenção proposta como viável, sendo que em sua maioria relataram benefícios aos participantes, o que destaca a relevância das iniciativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Lezan Sant´anna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicóloga formada pela UFF, mestre e doutoranda pela UERJ, trabalha no Inca desde outubro de 2010. Interesse em Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Hospitalar

Deise Maria Fernandes Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e em Tecnologia da Informação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), e possui mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Fez pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, investigando interações e trocas emocionais entre mães e bebês, e crenças parentais. Atualmente é professor adjunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Socioemocional e Parentalidade e coordenadora-adjunta do Grupo de Pesquisa Interação Social e Desenvolvimento, ambos do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). É membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP "Parentalidade e desenvolvimento infantil em diferentes contextos", e membro associado à International Society for the Study of Behavioural Development. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, trabalhando principalmente com os seguintes temas: desenvolvimento socioemocional, capacidades emocionais, interação pais-bebê/criança, parentalidade, comportamentos prossociais.  

Referências

Achenbach, T. M., & Rescorla, L. A. (2001). Manual for the ASEBA school-age forms & frofiles. Burlington, VT: University of Vermont, Research Center for Children, Youth, & Families.

Akard, T. F., Dietrich, M. S., Friedman, D. L., Hinds, P. S., Given, B., Wray, S., & Gilmer, M. J. (2015). Digital storytelling: An innovative legacy-making intervention for children with cancer. Pediatric Blood and Cancer, 62(4), 658-665. doi: 10.1002/pbc.25337.

Ayers, T. S., Sandler, I. N., West, S. G., & Roosa, M. W. (1996). A dispositional and situational assessment of children's coping: testing alternative models of coping.Journal of Personality,64(4), 923-958. doi: 10.1111/j.1467-6494.1996.tb00949.x.

Barr, R., Silva, A., Wong, M., Frid, W., Posgate, S., & Browne, G. (2010). A comparative assessment of attendance and non-attendance at camp trillium by children with cancer and their families including their utilization of health and social services.Journal of Pediatric Hematology and Oncology, 32(5), 358-365. doi: 10.1097/MPH.0b013e3181dccc1f.

Bisignano, A., & Bush, J. P. (2006) Distress in pediatric hematology-oncology patients undergoing intravenous procedures: Evaluation of a CD-ROM intervention. Children’s Health Care, 35(1), 61-74. doi:10.1207/s15326888chc3501_6.

Brown, C., Pikler, V., Lavish, L., & Keune, K. (2008). Surviving childhood leukemia: Career, family, and future expectations. Qualitative Health Research, 8(1), 19-30. doi: 10.1177/1049732307309221.

Cantrell, M. A. (2011). A narrative review summarizing the state of the evidence on the health-related quality of life among childhood survivors. Journal of Pediatric Oncology Nursing, 28(2), 75-82. doi: 10.1177/1043454210377901.

Campbell, L., Scaduto, M., Van Slyke, D., Niarhos, F., Whitlock, J., & Compas, B. (2009). Executive function, coping, and behavior in survivors of childhood acute lymphocytic leukemia. Journal of Pediatric Psychology, 34(3), 317-327. doi:10.1093/jpepsy/jsn080.

Carver, C. S., Sheier, M. F., & Weintraub, J. K. (1989). Assessing coping strategies: A theoretically based approach. Journal of Personality and Social Psychology, 56, 267-283. doi: 10.1037//0022-3514.56.2.267

Castellano-Tejedor, C., Pérez-Campdepadrós, M., Capdevila, L., Toledo, J. S., Gallego, S., & Blasco, T. (2013). Surviving childhood cancer: Relationship exercise and coping on quality of life. Spanish Journal of Psychology, 16(1), 1-8. doi: 10.1017/sjp.2013.1.

Chari, U., Hirisave, U., & Appaji, L. (2012). Exploring play therapy in pediatric oncology: A preliminary endeavour. Indian Journal of Pediatrics, 80(4), 303-308. doi: 10.1007/s12098-012-0807-8.

Connor-Smith, J. K., Compas, B. E., Wadsworth, M. E., Thomsen, A. H., & Saltzman, H. (2000). Responses to stress in adolescence: Measurement of coping and involuntary stress responses. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 68, 976-992. doi: 10.1037/0022-006X.68.6.976

Costa Jr., A. L. (2005). Psicologia da saúde e desenvolvimento humano: O estudo do enfrentamento em crianças com câncer e expostas a procedimentos médicos invasivos. In Dessen, M. A. C., Costa Júnior, A. L. (Orgs.), Ciência do desenvolvimento humano: Tendências atuais e perspectivas futuras (pp.171-189). Porto Alegre: Artes Médicas.

Crepaldi, M. A., Rabuske, M. M., & Gabarra, L. M. (2006). Modalidades de atuação em psicologia pediátrica. In Crepaldi, M. A., Linhares, M. B. M., & Perosa, G. B. (Eds.), Temas em psicologia pediátrica (pp. 13-55). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Dijk-Lokkart, E.M., Braam, K. I., Kaspers, G. J. L., Dulmen-den Broeder, E., Takken, T., Grootenhuis, M. A., & Huisman, J. (2015). Applicability and evaluation of a psychosocial intervention program for childhood cancer patients. Supportive Care in Cancer, 23, 2327-2333. doi: 10.1007/s00520-014-2576-6.

Dresch, A., Lacerda, D. P., & Antunes Jr, J. A. (2015). Design science research: Método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman.

Engvall, G., Cernvall, M., Larsson, G., Essen, L., & Mattsson, E. (2011). Cancer during adolescence: Negative and positive consequences reported three and four years after diagnosis. Plos One, 6(12), e29001. doi: 10.1371/journal.pone.0029001.

Filin, A., Treisman, S., & Bortz, A. (2009). Radiation therapy preparation by a multidisciplinary team for childhood cancer patients aged 3.5 - 6 Years. Pediatric Oncology Nursing, 26(2), 81-85. doi: 10.1177/1043454208328766.

González-Arratia, N. I., Nieto, D., & Aldez, J. L. (2011). Resilencia en madres e hijos con câncer.Psicooncologia, 8(1), 101-111. doi: 10.5209/rev_PSIC.2011.v8.n1.9.

Hendricks-Ferguson, V., Cherven, B., Burns, D., Docherty, S., Phillips-Salimi, C., Roll, L., … Haase, J. E. (2013). Recruitment strategies and rates of a multi-site behavioral intervention for adolescents and young adults with cancer. Journal of Pediatric Health Care, 27(6), 434-442. doi: 10.1016/j.pedhc.2012.04.010.

Hermont, A. P., Scarpelli, A. C., Paiva, S. M., Auad, S. M., & Pordeus, I. A. (2015). Anxiety and worry when coping with cancer treatment: agreement between patient and proxy responses. Quality of Life Research, 24, 1389-1396. doi: 10.1007/s11136-014-0869-3.

Hildenbrand, A. K., Alderfer, M. A., Deatrick, J. A., & Marsac, M. L. (2014). A mixed methods assessment of coping with pediatric cancer. Journal of Psychosocial Oncology, 32(1), 37-58. doi: 10.1080/07347332.2013.855960.

Hostert, P. C. C. P, Motta, A. B., & Enumo, S. R. F. (2015). Coping da hospitalização em crianças com câncer: A importância da classe hospitalar. Estudos de Psicologia, 32(4), 627-639. doi: 10.1590/0103-166X2015000400006.

Jones, J. K., Kamani, S. A., Bush, P. J., Hennessy, K. A., Marfatia, A., & Shad, A. T. (2010). Development and evaluation of an educational interactive cd-rom for teens with cancer. Pediatric Blood Cancer, 55, 512-519. doi: 10.1002/pbc.22608.

Kohlsdorf, M., & Costa Junior, A. L. (2008). Estratégias de enfrentamento de pais de crianças em tratamento de câncer. Estudos de Psicologia , 25(3), 417-429. doi: 10.1590/S0103-166X2008000300010.

Last, B. F., Stam, H., Nieuwenhuizen, A. O., & Grootenhuis, M. A. (2007). Positive effects of a psycho-educational group intervention for children with a chronic disease: first results. Patient Education and Counseling, 65, 101-112. doi: 10.1016/j.pec.2006.06.017.

Lazarus, R., & Folkman, S. (1984).Stress, appraisal, and coping. New York: Springer Publishing Company.

Li, H. C., Chung, O. K., Ho , K. Y., Chiu, S. Y., & Lopez, V. (2011). Coping strategies used by children hospitalized with cancer: An exploratory study. Psycho-Oncology 20(9), 969-976. doi: 10.1002/pon.1805.

Maurice-Stam, H., Silberbusch, L. M., Last, B. F., & Grootenhuis, M. A. (2009). Evaluation of a psycho-educational group intervention for children treated for cancer: A descriptive pilot study. Psycho-Oncology , 18, 762-766. doi: 10.1002/pon.1470.

Motta, A. B. (2007). Brincando no hospital: Uma proposta de intervenção psicológica para crianças hospitalizadas com câncer (Tese de doutorado). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Motta, A. B., & Enumo, S. R. F. (2010). Intervenção psicológica lúdica para o enfrentamento da hospitalização para crianças com câncer. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(3), 445-454. doi: 10.1590/S0102-37722010000300007.

Ndao, D. H., Ladas, E. J., Cheng, B., Sands, S. A., Snyder, K. T., Garvin, J. H. Jr, & Kelly, K.M. (2012). Inhalation aromatherapy in children and adolescents undergoing stem cells infusion: Results of a placebo-controlled double-blind trial. Psycho-oncology, 21(3), 247-54. doi: 10.1002/pon.1898.

Noll, R. B., & Kupst, M. J. (2007). Commentary: The psychological impact of pediatric cancer hardiness, the exception or the rule? Journal of Pediatric Psychology , 32, 1089-1098. doi: 10.1093/jpepsy/jsm049.

O’Conner-Von, S. (2009). Coping with cancer: A web-based educational program for early and middle adolescents. Journal of Pediatric Oncology Nursing , 26(4), 230-241. doi: 10.1177/1043454209334417.

Pereña, J., & Seisdedos, N. (1996). Manual ACS: Escalas de afrontamiento para adolescentes. Madrid, Spain: Ediciones TEA.

Ramos, F. P., Enumo, S. R. F., & Paula, K. M. P. (2015). Teoria motivacional do coping: Uma proposta desenvolvimentista de análise do enfrentamento do estresse. Estudos de Psicologia , 32(2) 269-279. doi: 10.1590/0103-166X2015000200011.

Robb, S. L., Bunrs, D. S., Stegenga, K. A., Haut, P. R., Monahan, P. O., Meza, J., & Haase, J. E. (2014). Randomized clinical trial of therapeutic music video intervention for resilience outcomes in adolescents/young adults undergoing hematopoietic stem cell transplant. Cancer, 120(6), 909-917. doi: 10.1002/cncr.28355.

Robb, S. L., Clair, A. A., Watanabe, M., Monahan, P. O., Azzouz, F., Stouffer, J. W., & Hannan, A. (2008). Randomized controlled trial of the active music engagement (AME) intervention on children with cancer.Psycho-Oncology , 17(7), 699-708. doi: 10.1002/pon.1448.

Rosenberg, A. R., Yi-Frazier, J. P., Eaton, L., Wharton, C., Cochrane, K., Pihoker, C., & McCauley, E. (2015). Promoting resilience in stress management: A pilot study of a novel resilience-promoting intervention for adolescents and young adults with serious illness. Journal of Pediatric Psychology , 40(9), 992-999. doi: 10.1093/jpepsy/jsv004.

Rothbaum, F., Weisz, J. R., & Snyder, S. S. (1982). Changing the world and changing the self: A two-process model of perceived control. Journal of Personality and Social Psychology, 42(1), 5-37.

Samson-Daly, U. M., Wakefield, C. E., Bryant, R. A., Butow, P., Sawyer, S., Patterson, P., & Cohn, R. J. (2012). Online group-based cognitive-behavioural therapy for adolescents and young adults after cancer treatment: A multicenter randomised controlled trial of Recapture Life-AYA. BMC Cancer, 12, 339. doi: 10.1186/1471-2407-12-339.

Seitz, D. C. M., Knaevelsrud, C., Duran, G., Waadt, S., Loos, S., & Goldbeck, L. (2014a). Efficacy of an internet-based cognitive-behavioral intervention for long-term survivors of pediatric cancer: a pilot study. Supportive Care in Cancer , 22, 2075-2083. doi: 10.1007/s00520-014-2193-4.

Seitz, D. C. M., Knaevelsrud, C., Duran, G., Waadt, S., & Goldbeck, L. (2014b). Internet-based psychotherapy in young adult survivors of pediatric cancer: Feasibility and participants’ satisfaction. Cyberpsychology Behaviour Society Network, 17(9), 624-629. doi: 10.1089/cyber.2014.0066.

Servitzoglou, M., Papadatou, D., Tsiantis, I., & Vasilatou-Kosmidis, H. (2008). Psychosocial functioning of young adolescent and adult survivors of childhood cancer. Supportive Care in Cancer , 16, 29-36. doi: 10.1007/s00520-007-0278-z.

Shockey, D. P., Menzies, V., Glick, D. F., Taylor, A. G., Boitnott, A., & Rovnyak, V. (2013). Preprocedural distress in children with cancer: An intervention using biofeedback and relaxation. Journal of Pediatric Oncology Nursing , 30(3), 129-138. doi: 10.1177/1043454213479035.

Spielberger, C. D., Gorsuch, R. L., Lushene, R., Vagg, P. R., & Jacobs, G. A. (1983).Manual for the state-trait anxiety inventory. Palo Alto, CA: Consulting Psychologists Press.

Spirito, A., Stark, L. J., & Williams, C. A. (1988). Development of a brief coping checklist for use with pediatric populations. Journal of Pediatric Psychology , 13(4), 555-574. doi: /10.1093/jpepsy/13.4.555.

Turner-Sack, A. M., Menna, R., & Setchell, S. R. (2012). Posttraumatic growth, coping strategies, and psychological distress in adolescent survivors of cancer. Journal of Pediatric Oncology Nursing , 29(2), 70-79. doi: 10.1177/1043454212439472.

Varni, J. W., Seid, M., & Rode, C. A. (1999). The PedsQL: Measurement model for the pediatric quality of life inventory. Medical Care, 37, 126-139. doi: 10.1097/00005650-199902000-00003.

Wu, L. M., Chin, C. C., Chen, C. H., Lai, F. C., & Tseng, Y. Y. (2011). Development and validation of the paediatric cancer coping scale. Journal of Advanced Nursing, 67(5), 1142-1151. doi: 10.1111/j.1365-2648.2010.05567.x.

Wu, L. M., Chiou, S. S., Sheen, J. M., Lin, P. C., Liao, Y. M., Chen, C. H., & Hsiao, C. C. (2014). Evaluating the acceptability and efficacy of a psycho-educational intervention for coping and symptom management by children with cancer: A randomized controlled study. Journal of Advanced Nursing , 70(7), 1653-1662. doi: 10.1111/jan.12328.

Downloads

Publicado

2019-03-14

Como Citar

Sant´anna, J. L., & Fernandes Mendes, D. M. (2019). Enfrentamento do Câncer Infantil e Intervenções Psicológicas: Uma Revisão da Literatura. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e35435

Edição

Seção

Revisão da Literatura