Solidão e Depressão: Relações com Características Pessoais e Hábitos de Vida em Universitários

Autores

  • Sabrina Martins Barroso Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Nadyara Regina de Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Valéria Sousa de Andrade Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e35427

Palavras-chave:

Solidão, Depressão, Suporte social, Universitários, UCLA-BR

Resumo

Este trabalho avaliou a solidão e a depressão em universitários, verificando sua relação com hábitos, características do curso e suporte social. Participaram 574 universitários. Utilizou-se a Escala de Solidão UCLA-BR, Escala de Suporte Social, Questionário sobre a Saúde do Paciente e questionário complementar. Houve triagem para depressão em 38,7% dos estudantes e 53% sentia solidão mínima. A maioria dos estudantes fazia quatro ou mais refeições, dormia entre 6 e 8 horas, considerava ter amigos e lazer. Não fumavam, mas bebiam. Houve correlação entre solidão e depressão (rho = 0,42) e dessas condições com hábitos dos universitários, área do curso e suporte social. Conclui-se que o estado emocional de universitários avaliados é preocupante e intervenções são necessárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Martins Barroso, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Psicóloga (UFSJ), Mestre em Psicologia (UFMG), Doutora em Saúde Pública (UFMG). Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Nadyara Regina de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Estudante de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Valéria Sousa de Andrade, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Terapeuta Ocupacional (UFMG), Mestre em Ciências, professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro  

Referências

Aquino, D. R. D., Cardoso, R. A., & Pinho, L. D. (2019). Sintomas de depressão em universitários de medicina. Boletim-Academia Paulista de Psicologia, 39(96), 81-95.

Baldissera, V. D. A., & Bueno, S. M. V. (2012). O lazer e a saúde mental das pessoas hipertensas: Convergência na educação para a saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 46(2), 380-387. doi:10.1590/S0080-62342012000200016

Bardagi, M. P., & Hutz, C. S. (2011). Eventos estressores no contexto académico: Uma breve revisão da literatura brasileira. Interação em Psicologia, 15(1).

Barroso, S. M., Andrade, V. S., Midgett, A. H., & Carvalho, R. G. N. (2016). Evidências de validade da Escala Brasileira de Solidão UCLA. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 65(1), 68-75. doi:10.1590/0047-2085000000105

Barroso, S. M., Andrade, V. S., Oliveira, N. R. (2016). Escala Brasileira de Solidão: Análises de Resposta ao Item e definição dos pontos de corte. Jornal Brasileiro de Psiquiatria , 65(1), 76-81. doi:10.1590/0047-2085000000106

Barroso, S. M., Baptista, M. N., & Zanon, C. (2018). Solidão como variável preditora na depressão em adultos. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 9(3), 26-37. doi: 10.5433/2236-6407.2018v9n3suplp26

Bolsoni-Silva, A. T., & Guerra, B. T. (2014). O impacto da depressão para as interações sociais de universitários. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 14(2), 429-452.

Brandtner, M., & Bardagi, M. (2009). Sintomatologia de depressão e ansiedade em estudantes de uma universidade privada do Rio Grande do Sul. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 2(2), 81-91.

Cáceres, A. P. B., Cascaes, A. M., & Büchele, F. (2010). Sintomas de disforia e depressão em estudantes de enfermagem. Cogitare Enfermagem, 15(4), 616-623. doi: 10.5380/ce.v15i4.20356

Cacioppo, J. T., Cacioppo, S. & Boomsma, D. I. (2014). Evolutionary mechanisms for loneliness. Cognition and Emotion, 28(1), 3-21. doi:10.1080/02699931.2013.837379

Carlotto, R. C. (2013). Espiritualidade e sintomatologia depressiva em estudantes universitários brasileiros. Revista de Psicologia da UNESP, 12(2), 50-60.

Costa, F. M., Nakata, P. T., & Morais, E. P. (2015). Estratégias desenvolvidas pelos idosos residentes na comunidade para morarem sozinhos. Texto & Contexto - Enfermagem, 24(3), 818-825. doi:10.1590/0104-07072015002730014

Ellwardt, L., Aartsen, M., Deeg, D., & Steverink, N. (2013). Does loneliness mediate the relation between social support and cognitive functioning in later life?. Social Science & Medicine, 98, 116-124. doi:10.1016/j.socscimed.2013.09.002

Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. (2019). V Pesquisa do Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior. Brasília, DF: FONAPRACE. Recuperado de http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioecon%C3%B4mico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf

Furegato, A. R. F., Santos, J. L. F., & Silva, E. C. (2010). Depressão entre estudantes de dois cursos de enfermagem: Autoavaliação da saúde e fatores associados. Revista Brasileira de Enfermagem, 63(4), 509-516. doi:10.1590/S0034-71672010000400002.

Guimarães, M. F. (2014). Depressão, ansiedade, estresse e qualidade de vida de estudantes de universidades pública e privada (Dissertação de mestrado). Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde, Universidade Metodista de São Paulo, SP, Brasil

Hackett, R. A., Hamer, M., Endrighi, R., Brydon, L., & Steptoe, A. (2012). Loneliness and stress-related inflammatory and neuroendocrine responses in older men and women. Psychoneuroendocrinology, 37(11), 1801-1810. doi:10.1016/j.psyneuen.2012.03.016

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010). Censo demográfico 2010: Características da população e dos domicílios - Resultados do universo. Recuperado de http://www.ibge.gov.br/english/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/resultados_do_universo.pdf

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2014). Pesquisa Nacional de Saúde - 2013. Percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística Recuperado de https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94074.pdf

Kessler, R. C., Birnbaum, H., Shahly, V., Bromet, E., Hwang, I., McLaughlin, K. A., Stein, D. J. (2010). Age differences in the prevalence and co-morbidity of DSM-IV major depressive episodes: results from the WHO World Health Survey Initiative. Depression and Anxiety, 27(4), 351-364. doi:10.1002/da.20634

Liepins, M., & Cline, T. (2011). The development of concepts of loneliness during the early years in school. School Psychology International, 35, 206-220. doi: 10.1177/0143034311404132

Marcus, M., Yasamy, M. T., van Ommeren, M., Chisholm, D., & Saxena, S. (2012). Depression: A global public health concern. WHO Department of Mental Health and Substance Abuse, 1, 6-8. Recuperado de http://www.who.int/mental_health/management/depression/who_paper_depression_wfmh_2012.pdf

Molina, M. R. A. L., Wiener, C. D., Branco, J. C., Jansen, K., Souza, L. D. M., Tomasi, E., Pinheiro, R. T. (2012). Prevalência de depressão em usuários de unidades de atenção primária. Revista de Psiquiatria Clínica, 39(6), 194-197. doi:10.1590/S0101-60832012000600003

Oliveira, A. P. S. V., & Silva, M. M. (2014). Fatores que dificultam a perda de peso em mulheres obesas de graus I e II. Revista Psicologia e Saúde, 6(1), 74-82. Recuperado de: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpsaude/v6n1/v6n1a10.pdf

Organização Pan-Americana de Saúde. (2018). Folha informativa: Depressão. Brasília, DF: OPS. Recuperado de https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5635:folha-informativa-depressao&Itemid=1095

Paula, J. A., Borges, A. M. F. S., Bezerra, L. R. A., Parente, H. V., Paula, R. C. A., Wajnsztejn, R., Abreu, L. C. (2014). Prevalência e fatores associados à depressão em estudantes de medicina. Journal of Human Growth and Development, 24(3), 274-281. doi: 10.7322/jhdg.88911

Rezende, A. M., Vieira, E. M. S., Basili, J. O. V., Goulart, M., Ferreira, S. R., & Barreto, M. A. M. (2018). Sintomas depressivos entre alunos de graduação: levantamento em instituição de ensino do interior do Rio de Janeiro. Cadernos UniFOA, 5(1), 60.

Rhodes, J. L. (2014). Loneliness: How superficial relationships, identity gaps, and social support contribute to feelings of loneliness at Pepperdine University. Pepperdine Journal of Communication Research, 2(3). Recuperado de: http://digitalcommons.pepperdine.edu/pjcr/vol2/issl/3

Rondina, R. C., Piovezzani, C. A. T., de Oliveira, D. C., & Martins, R. A. (2018). Queixas psicológicas e consumo de drogas em universitários atendidos em núcleo de assistência. SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, 14(2), 99-107.

Russell, D. W., Cutrona, C. E., McRae, C., & Gomez, M. (2012). Is loneliness the same as being alone?. The Journal of Psychology, 146(1-2), 7-22. doi: 10.1080/00223980.2011.589414

Russell, D., Peplau, L. A., & Cutrona, C. E. (1980). The revised UCLA Loneliness Scale: Concurrent and discriminant validity evidence. Journal of Personality and Social Psychology, 39(3), 472-480. doi:10.1037/0022-3514.39.3.472

Sakae, T. M., Padão, D. L., & Jornada, L. K, (2010). Sintomas depressivos em estudantes da área da saúde em uma Universidade no sul de Santa Catarina - UNISUL. Revista da AMRIGS, 54(1), 38-43. Recuperado de: http://amrigs.org.br/revista/54-01/11-473_sintomas_depressivos.pdf

Santos, I. S., Tavares, B. F., Munhoz, T. N., Almeida, L. S. P., Silva, N. T. B., Tams, B. D., Matijasevich, A. (2013). Sensibilidade e especificidade do Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9) entre adultos da população geral. Cadernos de Saúde Pública, 29(8), 1533-1543. doi:10.1590/0102-311X00144612

Serra, R. D., Dinato, S. L. M., & Caseiro, M. M. (2015). Prevalence of depressive and anxiety symptoms in medical students in the city of Santos. Jornal Brasileiro de Psiquiatria , 64(3), 213-220. doi:10.1590/0047-2085000000081

Silveira, C., Norton, A., Brandão, I., & Roma-Torres, A. (2011). Saúde mental em estudantes do ensino superior: Experiência da consulta de psiquiatria do Centro Hospitalar São João. Acta Médica Portuguesa, 24(S2), 247-256. Recuperado de https://www.actamedicaportuguesa.com

Siqueira, M. M. M. (2008). Construção e validação da escala de percepção de suporte social. Psicologia em Estudo, 13(2), 381-388. doi:10.1590/S1413-73722008000200021

Souza, D. C. (2017). Condições emocionais de estudantes universitários: Stress, depressão, ansiedade, solidão e suporte social (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil. Recuperado de http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/507

Tabalipa, F. O., Souza, M. F., Pfützenreuter, G., Lima, V. C., Traebert, E., & Traebert, J. (2015). Prevalence of anxiety and depression among medical students. Revista Brasileira de Educação Médica, 39(3), 388-394. doi:10.1590/1981-52712015v39n3e02662014

Tyler, J., Hawkley, L. C., Thisted, R. A., & Cacioppo, J. T. (2011). A marginal structural model analysis for loneliness: Implications for intervention trials and clinical practice. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 79(2), 225-235. doi:10.1037/a0022610

World Health Organization. (2012). The World Health Report 2012. Depression. Genebra: Author. Recuperado de http://www.who.int/topics/depression/en/

Downloads

Publicado

2019-03-08

Como Citar

Barroso, S. M., Oliveira, N. R. de, & Andrade, V. S. de. (2019). Solidão e Depressão: Relações com Características Pessoais e Hábitos de Vida em Universitários. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e35427

Edição

Seção

Estudos Empíricos