Validade Estrutural do Questionário de Aspirações Escolares
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e3438Palavras-chave:
Validade, Instrumento psicológico, Teoria da autodeterminação, Percepções, ValoresResumo
A teoria da autodeterminação afirma que três necessidades básicas (autonomia, vínculo e competência) norteiam a motivação humana. Muitos instrumentos psicológicos têm como base esta teoria. No entanto, nenhum distingue as percepções de ocorrência das necessidades básicas, e o quanto estas necessidades são valorizadas. O Questionário de Aspirações Escolares foi criado com esse objetivo, mas carece de qualquer análise de sua validade estrutural. O presente estudo pretende realizar esta análise. Os dados analisados provêm de 716 estudantes, ensino fundamental II e médio, de uma escola privada de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi testado um modelo com oito variáveis latentes correlacionadas representando as necessidades básicas e o domínio do prazer imediato, em termos de percepção e valores. O modelo apresentou bom ajuste aos dados, possibilitando concluir que o questionário é capaz de distinguir, no contexto escolar, os valores e as percepções sobre as necessidades básicas e o domínio do prazer imediato.
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