Efeitos de Intervenção Comportamental Intensiva Realizada por Meio da Capacitação de Cuidadores de Crianças com Autismo

Autores

  • Camila Graciella Santos Gomes Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Deisy das Graças de Souza Universidade Federal de São Carlos
  • Analice Dutra Silveira CEI Desenvolvimento Humano
  • Aline Chaves Rates CEI Desenvolvimento Humano
  • Gabrielle Chequer de Castro Paiva Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Natália Paiva de Castro Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3523

Palavras-chave:

Autismo, Cuidadores, Análise do Comportamento Aplicada, Intervenção Comportamental Intensiva

Resumo

O estudo avaliou os efeitos da Intervenção Comportamental Intensiva, realizada por meio da capacitação de cuidadores, no desenvolvimento de crianças com autismo. A pesquisa foi realizada a partir dos dados de crianças atendidas por um centro brasileiro especializado. Os participantes do Grupo 1 eram 22 crianças que finalizaram o primeiro ano de intervenção intensiva. Onze crianças que não fizeram a intervenção intensiva compuseram o Grupo 2, para fins de análise de dados. Os resultados indicaram ganhos significativos em todas as áreas do desenvolvimento das crianças com autismo que passaram pelo primeiro ano de Intervenção Comportamental Intensiva, enquanto as crianças do grupo controle apresentaram ganhos menos expressivos. Crianças mais novas, que falavam e que apresentavam sintomas mais brandos de autismo obtiveram melhores resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Graciella Santos Gomes, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Departamento de Psicologia

Referências

Aiello, A. L. R. (2002). Identificação precoce de sinais de autismo. In H. J. Guilhardi, M. B. B. P. Madi, P. P. Queiroz, & M. C. Scoz. (Orgs.), Sobre comportamento e cognição: Contribuições para a construção da Teoria do Comportamento (pp. 13-29). Santo André, SP: ESETec.

Anderson, S. R., Avery, D. L., DiPietro, E. K., Edwards, G. L., & Christian, W. P. (1987). Intensive home-based early intervention with autistic children. Education and Treatment of Children, 10, 352-366.

Associação Americana de Psiquiatria. (2002). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (4ª ed. Rev). Porto Alegre: Artes Médicas.

Associação Americana de Psiquiatria. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5ª ed.). Washington: American Psychiatric Association.

Baer, D. M., Wolf, M. M., & Risley, T. R. (1987). Some still-current dimensions of applied behavior analysis.Journal of Applied Behavior Analysis,20(4), 91-97.

Beglinger, L., & Smith, T. (2005). Concurrent validity of social subtype and IQ after early intensive behavioral intervention in children with autism: A preliminary investigation. Journal of Autism and Developmental Disorders, 35(3), 295-303.

Bluma, S., Shearer, M., Frohman, A., & Hilliard, J. (1976).Portage Guide to Early Education Manual(Ed. Rev.). Portage, Wisconsin: CESA”12.

Boyd, R. D., & Corley, M. J. (2001). Outcome survey of early intensive behavioral intervention for young children with autism in a community setting. Autism, 5(4), 430-441.

Campbell, M., Schopler, E., Cueva, J., & Hallin, A. (1996). Treatment of autistic disorder. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 35(2), 134-143.

Cruz, R. N. (2006). História e historiografia da ciência: Considerações para pesquisa histórica em Análise do Comportamento.Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 8(2), 161-178.

Dawson, G., Rogers, S., Munson, J., Smith, M., Winter, J., Greenson, J., … Varley, J. (2010). Randomized, controlled trial of an intervention for toddlers with autism: The Early Start Denver Model. Pediatrics, 125(1), 17-23.

Dawson, G., & Osterling, J. (1997). Early intervention in autism: Effectiveness and common elements of current approaches. In M. J. Guralnick (Ed.), The effectiveness of early intervention: Second generation research (pp. 307-326). Baltimore: Brookes.

Eikeseth, S., Smith, T., Jahr, E., & Eldevik, S. (2002). Intensive behavioral treatment at school for 4-to 7-year-old children with autism: A 1-year comparison controlled study. Behavior Modification, 26(1), 49-68.

Fávero, M. Â. B., & Santos, M. D. (2005). Autismo infantil e estresse familiar: Uma revisão sistemática da literatura.Psicologia: Reflexão e Crítica, 18(3), 358-369.

Gargiulo, R. M. (2006). Special education in contemporary society: An introduction to exceptionality. Belmont, CA: Wadsworth/Thomson Learning.

Gomes, C. G. S., & Mendes, E. G. (2010). Escolarização inclusiva de alunos com autismo na rede municipal de ensino de Belo Horizonte.Revista Brasileira de Educação Especial,16(3), 375-396.

Gomes, C. G. S., & Silveira, A. D. (2016). Ensino de habilidades básicas para pessoas com autismo: Manual para Intervenção Comportamental Intensiva. Curitiba: Appris.

Green, G. (1996). Early behavioral intervention for autism: What does research tell us? In C. Maurice, G. Green, & S. Luce (Eds.),Behavioral intervention for young children with autism: A manual for parents and professionals (pp. 29-44). Austin (TX): Pro-Ed.

Gresham, F. M., & MacMillan, D. L. (1998). Early intervention project: Can its claims be substantiated and its effects replicated? Journal of Autism and Developmental Disorders, 28, 5-13.

Harris, S. L., & Handleman, J. S. (2000). Age and IQ at intake as predictors of placement for young children with autism: A four-to six-year follow-up. Journal of Autism and Developmental Disorders, 30(2), 137-142.

Kazdin, A. E. (1982). Single-case research designs: Methods for clinical and applied settings. New York: Oxford University Press.

Leon, V. C., Bosa, C. A., Hugo, C. N., & Hutz, C. (2004). Propriedades psicométricas do Perfil Psicoeducacional Revisado: PEP-R. Avaliação Psicológica, 3(1), 39-52.

Lovaas, O. I. (1987). Behavioral treatment and normal educational and intellectual functioning in young autistic children. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 55(1), 3-9.

Luiselli, J. K., Cannon, B. O. M., Ellis, J. T., & Sisson, R. W. (2000). Home-based behavioral intervention for young children with autism/pervasive developmental disorder: A preliminary evaluation of outcome in relation to child age and intensity of service delivery. Autism, 4(4), 426-438.

Magalhães, M. N., & Lima, A. C. P. (2009). Noções de probabilidade estatística. São Paulo: Edusp.

Maurice, C. (1993). Let me hear your voice. New York: Knopf.

McConachie, H., & Diggle, T. (2007). Parent implemented early intervention for young children with autism spectrum disorder: A systematic review. Journal of Evaluation in Clinical Practice,13(1), 120-129.

McEachin, J. J., Smith, T., & Lovaas, O. I. (1993). Long-term outcome for children with autism who received early intensive behavioral treatment. American Journal on Mental Retardation, 97(4), 359-372.

Mendes, E. G. (2006). A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil.Revista Brasileira de Educação,11(33), 387-405.

Organização Mundial de Saúde. (1993). Classificação de transtornos mentais e de comportamentos da CID-10: Descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas .

Pereira, A., Riesgo, R. S., & Wagner, M. B. (2008). Autismo infantil: Tradução e validação da Childhood Autism Rating Scale para uso no Brasil.Jornal de Pediatria,84(6), 487-494.

Reed, P., Osborne, L. A., & Corness, M. (2007). Brief report: Relative effectiveness of different home-based behavioral approaches to early teaching intervention.Journal of Autism and Developmental Disorders,37(9), 1815-1821.

Schopler, E., Reichler, J. R., & Renner, C. (1988). CARS - The Childhood Autism Rating Scale. Los Angeles: Westerm Pychological Services.

Schopler, E., Reichler, R. J., Bashford, A., Lansing, M. D., & Marcus, L. M. (1990). Individualized assessment and treatment for autistic and developmentally disabled children: Psychoeducational Profile-Revised (PEP-R). Austin (TX): Pro- Ed.

Schopler, E., Short, A., & Mesibov, G. (1989). Relation of behavioral treatment to normal functioning: Comment on Lovaas. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 57, 162-164.

Sheinkopf, S. J., & Siegel, B. (1998). Home-based behavioral treatment of young children with autism.Journal of Autism and Developmental Disorders, 28(1), 15-23.

Sherman, J., Barker, P., Lorimer, P., Swinson, R., & Factor, D. C. (1988). Treatment of autistic children: Relative effectiveness of residential, out-patient and home-based interventions.Child Psychiatry and Human Development, 19(2), 109-125.

Sidman, M. (1995).Coerção e suas implicações. Campinas: Editora Livro Pleno.

Skinner, B. F. (1953). Science and human behavior. New York: McMillan.

Skinner, B. F. (1968). The technology of teaching. New York: Appleton-CenturyCrofts.

Smith, T. (1999). Outcome of early intervention for children with autism. Clinical Psychology: Science and Practice, 6(1), 33-49.

Smith, T., Buch, G. A., & Gamby, T. E. (2000). Parent-directed, intensive early intervention for children with pervasive developmental disorder. Research in Developmental Disabilities,21(4), 297-309.

Valenti, M., Cerbo, R., Masedu, F., De Caris, M., & Sorge, G. (2010). Intensive intervention for children and adolescents with autism in a community setting in Italy: A single-group longitudinal study. Child and Adolescent Psychiatry and Mental Health, 4(1), 23-31.

Warren, Z., McPheeters, M. L., Sathe, N., Foss-Feig, J. H., Glasser, A., & Veenstra-VanderWeele, J. (2011). A systematic review of early intensive intervention for autism spectrum disorders.Pediatrics,127(5), 1303-1311.

Weiss, M. J. (1999). Differential rates of skill acquisition and outcomes of early intensive behavioral intervention for autism. Behavioral Interventions, 14(1), 3-22.

Willians, L. A., & Aiello, A. L. R. (2001). Inventário Portage operacionalizado. São Paulo: Mennon.

Downloads

Publicado

2019-02-25

Como Citar

Gomes, C. G. S., Souza, D. das G. de, Silveira, A. D., Rates, A. C., Paiva, G. C. de C., & Castro, N. P. de. (2019). Efeitos de Intervenção Comportamental Intensiva Realizada por Meio da Capacitação de Cuidadores de Crianças com Autismo. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3523

Edição

Seção

Estudos Empíricos