Psiconologia: O Estudo das Imagens Produzidas pela Psicologia à Luz da Iconologia de Mitchell

Autores

  • Danilo Sergio Ide Instituto de Psicologia USP

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3553

Palavras-chave:

Imagem, Discurso, Métodos visuais, Psicologia

Resumo

Na psicologia, o fenômeno imagético tem sido debatido tradicionalmente nos domínios da psicologia da arte e da psicologia da imagem. Aqui, incorporamos a tal debate a iconologia de Mitchell, centrada no estudo discursivo do imagético. Trabalhando com um levantamento de projetos de pesquisas psicológicas na Avaliação CAPES 2012 que versavam sobre o fenômeno imagético, extraímos, a partir de recorrências discursivas encontradas nos resumos de tais projetos, seis unidades temáticas - imagem-mente, imagem-representação, imagem-estímulo, imagem-registro, imagem-expressão, imagem-produção -, caracterizadas por associações iconológicas específicas. Da última, imagem-produção, localizamos um campo merecedor de investigação particular, voltado ao debate sobre a produção imagética no interior da própria psicologia, cuja relevância se coloca hoje pelo crescente recurso aos métodos visuais, e que intitulamos psiconologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andriolo, A. (2014). A política das imagens do inconsciente: psicologia social e iconologia crítica. Memorandum, 26, 90-109.

Belting, H. (2006). Imagem, mídia e corpo: Uma nova abordagem à iconologia. Revista de Comunicação, Cultura e Teoria da Mídia, 8, 32-60.

Frayze-Pereira, J. A. (1994). A alteridade da arte: Estética e psicologia. Psicologia USP, 5(1-2), 35-60.

Ginzburg, C. (2007). De A. Warburg a E. H. Gombrich: Notas sobre um problema de método. InMitos, emblemas, sinais: Morfologia e história (pp. 41-94). São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1986)

Ide, D. S. (2014a). Pesquisa psicológica baseada em vídeos: Sondar o invisível a partir do fora de quadro. Temas em Psicologia, 22, 93-108.

Ide, D. S. (2014b). Perambulações no bairro da Liberdade: Passeios ao vivo e em vídeo com moradores locais (Tese de doutorado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Jesus, L. U. (2015). Uma pesquisa visual e compartilhada de Paraty: Fotografias e narrativas de representação da cidade (Dissertação de mestrado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Mitchell, W. J. T. (1986). Iconology: Image, text, ideology. Chicago: University of Chicago Press.

Mitchell, W. J. T. (1994). Picture theory: Essays on verbal and visual representation. Chicago: University of Chicago Press .

Panofsky, E. (1976). Iconografia e iconologia: Uma introdução ao estudo da arte da renascença. In Significado nas artes visuais (pp. 47-87). São Paulo: Perspectiva. (Trabalho original publicado em 1955)

Verstegen, I. (2006). A plea for cognitive iconology within visual culture. Contemporary Aesthetics, 4. Recuperado de http://hdl.handle.net/2027/spo.7523862.0004.014

Downloads

Publicado

2019-02-22

Como Citar

Ide, D. S. (2019). Psiconologia: O Estudo das Imagens Produzidas pela Psicologia à Luz da Iconologia de Mitchell. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3553

Edição

Seção

Artigos Teóricos