A Influência de Variáveis Cognitivas e do TDAH na Leitura de Crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e37326%20

Palavras-chave:

TDAH, Leitura, Função executiva

Resumo

O estudo investigou a influência de variáveis cognitivas na leitura de crianças com desenvolvimento típico e em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Participaram 70 crianças do 2° ao 7° anos do Ensino Fundamental, divididas nos grupos: TDAH e controle. Foram aplicadas tarefas de consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, nomeação seriada rápida, vocabulário, quociente de inteligência (QI), atenção, flexibilidade cognitiva e leitura (precisão, fluência e compreensão). Análises de regressão linear múltipla indicaram que a nomeação seriada rápida e a consciência fonológica contribuíram fortemente para a precisão, a fluência e a compreensão de leitura. O TDAH influenciou somente na compreensão. Argumentou-se que provavelmente os componentes da função executiva são os responsáveis pela relação entre TDAH e compreensão de leitura.

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Publicado

2021-02-10

Como Citar

Schmitt, J. C., & Justi, F. R. dos R. (2021). A Influência de Variáveis Cognitivas e do TDAH na Leitura de Crianças. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 37. https://doi.org/10.1590/0102.3772e37326

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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