Concepções parentais sobre emoções e o desenvolvimento emocional de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3634

Palavras-chave:

Emoções, Desenvolvimento emocional, Bebês, Crenças (não religiosas), Autonomia

Resumo

Foram analisadas concepções de mães e pais sobre alegria, tristeza, raiva, medo, orgulho e vergonha, bem como suas crenças quanto à importância da manifestação dessas emoções por crianças, além da articulação com perfis de autonomia, relação e autonomia-relacionada. Participaram 60 duplas mãe-pai de filhos com até três anos de idade. Aplicado o questionário sobre concepções parentais de emoções, a alegria foi considerada pela maioria dos participantes como manifestada por crianças na idade de seus filhos e importante (com motivação de caráter individual), mas a raiva, o orgulho e a vergonha foram mais consideradas para crianças maiores. Não houve divergência nas concepções e crenças entre mães e pais. O modelo de self autônomo-relacionado correlacionou-se positivamente com a importância que mães e pais atribuíram a todas as emoções estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aznar, A., Tenenbaum, H. R. (2013). Spanish parents' emotion talk and their children's understanding of emotion. Frontiers in Psychology, 4, 1-11. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2013.00670

Brown, G. L., Craig, A. B., & Halberstadt, A. G. (2015). Parent gender differences in emotion socialization behaviors vary by ethnicity and child gender. Parenting: Science and Practice, 15, 135-157. https://doi.org/10.1080/15295192.2015.1053312

Cole, P. M. & Moore, G. A. (2015). About face! Infant facial expression of emotion. Emotion Review, 7(2), 116-120. https://doi.org/10.1177/1754073914554786

Castro, V. L., Halberstadt, A. G., Lozada, F. T., &. Craig, A. B. (2015). Parents’ emotion-related beliefs, behaviours, and skills predict children’s recognition of emotion. Infant and Child Development, 24, 1-22. https://doi.org/10.1002/icd.1868

Chan, S. M. (2011). Mothers’ construal of self and emotion socialisation goals. Early Education & Development, 181(5), 613-624. https://doi.org/10.1080/03004431003671820

Cole, M. (1998). Cultural psychology: A once and future discipline. The Belknap Press of Harvard University Press.

Denham, S. A. (1998). Emotion development in young children. The Guilford Press.

Dunsmore, J. C., & Halberstadt, A. G. (1997). How does family emotional expressiveness affect children’s schemas? In K. C. Barrett (Ed.), The communication of emotion: Current research from diverse perspectives (pp. 45-68). Jossey-Bass.

Dunsmore, J. C., Her, P., Halberstadt, A. G., & Perez-Rivera, M. B. (2009). Parents´ beliefs about emotions and children´s recognition of parents´ emotions. Journal of Nonverbal Behavior, 33(2), 121-140. https://doi.org/10.1007/s10919-008-0066-6

Ekman, P. (2016). What scientists who study emotion agree about. Perspectives on Psychological Science, 11(1) 31-34. https://doi.org/10.1177/1745691615596992.

Halberstadt, A. G., Dunsmore, J. C., Bryant, A., Jr, Parker, A. E., Beale, K. R., & Thompson, J. A. (2013). Development and validation of the Parents’ Beliefs about Children’s Emotions Questionnaire. Psychological Assessment, 25, 1195-1210. https://doi.org/10.1037/a0033695

Harkness, S., Super C. M. (1996). Introduction. In S. Harkness, C. M. Super (Eds.), Parents' cultural belief systems: Their origins, expressions and consequences (pp. 1-23). Guilford Press.

Harkness, S., Charles S. M. , van Tijen, N. (2000). Individualism and the "Western Mind" reconsidered: American and Dutch parents' ethnotheories of the child. New Directions for Child and Adolescent Development, 87, 23-39. https://doi.org/10.1002/cd.23220008704

Izard, C. E. (2007). Basic emotions, natural kinds, emotion schemas, and a new paradigm. Perspectives on Psychological Science, 2, 260-280. https://doi.org/10.1111/j.1745-6916.2007.00044.x

Izard, C. E. (2009). Emotion theory and research: Highlights, unanswered questions, and emerging issues. Annual Review of Psychology, 60, 1-25. https://doi.org/10.1146/annurev.psych.60.110707.163539

Izard, C. E., Fantauzzo, C. A., Castle, J. M., Haynes, O. M., Rayias, M. F., & Putnam, P. H. (1995). The ontogeny and significance of infants´ facial expressions in the first 9 months of life. Developmental Psychology, 31, 997-1013. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/0012-1649.31.6.997

KaÄŸitçibaÅŸi, Ç. (2007). Family, self, and human development across cultures: Theory and applications. Lawrence Erlbaum Associates.

Keller, H. (2007). Cultures of infancy. Lawrence Erlbaum Associates.

Keller, H. (2016). Psychological autonomy and hierarchical relatedness as organizers of developmental pathways. Philosophical Transactions of the Royal Society B, 371: 20150070, 1-9. https://doi.org/10.1098/rstb.2015.0070

Keller, H., Otto, H. (2009). The cultural socialization of emotion regulation during infancy. Journal of Cross-Cultural Psychology,40(6), 996-1011. https://doi.org/10.1177%2F0022022109348576

Keller, H., & KÓ“rtner, J. (2013). Development. The cultural solution of universal developmental tasks. In M. Gelfand, C. Y. Chiu, & Y. Y. Hong (Eds.), Advances in culture and psychology (volume 3, pp. 63-116). Oxford University Press.

Lewis, M. (2010). The emergence of human emotions. In M. Lewis, J. M. Haviland-Jones & L. F. Barrett (Eds.) Handbook of emotions (pp. 304-319). The Guilford Publications.

Lozada, F. T., Halberstadt, A. G., Craig, A. B., Dennis, P. A., & Dunsmore, J. C. (2016). Parents’ beliefs about children’s emotions and parents’ emotion-related conversations with their children. Journal of Child and Family Studies, 25, 1525-1538. https://doi.org/10.1007/s10826-015-0325-1

Mendes, D. M. L. F., & Cavalcante, L. I. C. (2014). Modelos de self e expressão emocional em bebês: Concepções de mães e outras cuidadoras. Psico, 45(1), 120-129. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/13768/0

Mendes, D. M. L. F., Pessôa, L. F., & Cavalcante, L. I. C. (2016). Metas parentais de socialização da emoção e modelos de self: Uma articulação conceitual. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 16(2), 450-468. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712013000200010

Seidl-de-Moura, M. L., Ziviani, C., Fioravanti-Bastos, A. C., & Carvalho, R. V. C. (2013). Adaptação brasileira das escalas de self autônomo, relacionado e autônomo-relacionado de Ç. KaÄŸitçibaÅŸi. Avaliação Psicológica, 12, 193-201.

Seidl-de-Moura, M. L., & Mendes, D. M. L. F. (2012). Human development: The role of biology and culture. In M. L. Seidl-de-Moura (Ed.), Human development: Different perspectives (pp. 3-19). InTech. https://www.intechopen.com/books/human-development-different-perspectives/human-development-the-role-of-biology-and-culture

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Leal Fernandes Mendes, D. M., & de Oliveira Ramos, D. (2020). Concepções parentais sobre emoções e o desenvolvimento emocional de crianças. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 36. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3634

Edição

Seção

Estudos Empíricos