Os Processos de Gestão do Conhecimento nas Diferentes Fases do Desenvolvimento Grupal

Autores

  • Ana Pinto Universidade de Coimbra
  • Paulo Renato Lourenço Universidade de Coimbra
  • Lisete Mónico Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento nas equipes, Desenvolvimento grupal, Trabalho em equipes

Resumo

Com base em uma perspetiva desenvolvimental, este estudo analisou em que medida os diferentes estágios de desenvolvimento de um grupo diferem no que diz respeito à utilização dos processos de gestão do conhecimento. O estudo incidiu em uma amostra composta por 211 equipes pertencentes a uma organização militar portuguesa. Para testar as hipóteses formuladas, foi utilizada a análise multivariada da variância. Os resultados revelaram que grupos mais maduros e cooperativos (fase Reestruturação/Realização) aplicam em maior grau os processos de gestão do conhecimento, enquanto grupos em que existe elevada competição intragrupo e em que os membros procuram “ganhar poder” entre si (fase Reenquadramento), aplicam esses processos em menor grau.

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Biografia do Autor

Ana Pinto, Universidade de Coimbra

Doutorada em Psicologia das Organizações do Trabalho e dos Recursos Humanos

Paulo Renato Lourenço, Universidade de Coimbra

Doutorado em Psicologia do Trabalho e das Organizações

Lisete Mónico, Universidade de Coimbra

Doutorada em Psicologia Social

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Pinto, A., Lourenço, P. R., & Mónico, L. (2017). Os Processos de Gestão do Conhecimento nas Diferentes Fases do Desenvolvimento Grupal. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 33(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19492

Edição

Seção

Estudos Empíricos