Leitura

Relação entre Consciência Fonológica, Compreensão da Leitura e Percepção dos Professores

Autores

  • Ana Couceiro Figueira Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal
  • Miriam Silva Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal

Palavras-chave:

Leitura, Consciência fonológica, Linguagem oral, Linguagem escrita

Resumo

Existe, em Portugal, uma carência de instrumentos válidos que avaliem os processos envolvidos na leitura. No processo de validação da bateria PROLEC-R (validade concorrente e preditiva), foram analisadas as relações entre consciência fonológica, compreensão da leitura e percepção dos professores das capacidades leitoras dos alunos. Neste estudo, participaram 30 alunos do 4º ano de escolaridade. Foram encontradas correlações positivas e estatisticamente significativas entre consciência fonológica e percepção dos professores e entre compreensão da leitura e perceção dos professores. Todavia, não foi encontrada nenhuma associação estatisticamente significativa entre a consciência fonológica e a compreensão da leitura. Esses resultados não vão no mesmo sentido dos obtidos na maioria dos estudos, podendo justificar-se pelo pequeno tamanho da amostra.

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Biografia do Autor

Ana Couceiro Figueira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal

professora na faculdade de psicologia e de ciências da educação da universidade de coimbra - portugal

doutoramento, mestrado e licenciatura em psicologia, psicologia da educação

bacharelato em educação de infância

 http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?

Miriam Silva, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal

Mestrado em psicologia da educação

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Figueira, A. C., & Silva, M. (2017). Leitura: Relação entre Consciência Fonológica, Compreensão da Leitura e Percepção dos Professores. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 33(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19469

Edição

Seção

Estudos Empíricos