Patologização e Medicalização da Educação Superior

Autores

  • Julia Chamusca Chagas Universidade de Brasília
  • Regina Lúcia Sucupira Pedroza Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Patologização da educação, Medicalização da educação, Educação superior, Universidade

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa participativa fundamentada na Psicologia histórico-cultural na Universidade de Brasília com o objetivo de compreender de que maneira discursos e práticas patologizantes e medicalizantes se materializam nesse cotidiano e se desdobram em políticas universitárias. Por meio de observação participante, pesquisa documental e encontros individuais e em grupo, foi possível perceber o atravessamento nessas políticas por concepções tradicionais de ensino que individualizam os problemas de escolarização, mantêm sistemas educativos excludentes e terminam por sustentar violações de direito. A pesquisa demonstra a necessidade de a universidade se voltar ao estudo de sua própria realidade e das práticas educativas que realiza, reconhecendo sua função social e seu papel de constante problematização e proposta de soluções para os desafios da sociedade.

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Publicado

2017-05-23

Como Citar

Chagas, J. C., & Pedroza, R. L. S. (2017). Patologização e Medicalização da Educação Superior. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(5). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19388

Edição

Seção

Estudos Empíricos