Desempenho e Solução de Problemas em Equipes Virtuais:

Um Estudo Experimental

Autores

  • Sônia Maria Guedes Gondim Universidade Federal da Bahia
  • Juliana Paranhos Moreno Batista Universidade Federal da Bahia
  • André de Figueiredo Luna Universidade Federal da Bahia
  • Ana Célia Araújo Simões Universidade Federal da Bahia
  • Carolina dos Anjos Almeida Brantes Universidade Federal da Bahia
  • Gisele Debiasi Alberton Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Desempenho de equipe, Equipes virtuais, Solução de problemas, Estudo experimental

Resumo

O estudo analisou as diferenças no desempenho de indivíduos e grupos em uma tarefa de reprodução e memorização de texto com uso de computadores. Participaram 50 estudantes de nível superior, distribuídos aleatoriamente em duas condições experimentais: grupal (n=26) e individual (n=24).  Utilizaram-se cinco instrumentos: crenças e percepção de conflitos sobre o trabalho em equipe, auto e hetero atribuição de estados afetivos e estratégias de solução de problemas. Grupos apresentaram maior eficácia de memorização e apreensão de conteúdo. A condição experimental não influenciou as crenças e a percepção de conflitos em relação ao trabalho em grupo.

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Biografia do Autor

Sônia Maria Guedes Gondim, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1981), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1990) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professora associada nível III da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência em pesquisa e consultoria nas área de Psicologia, com ênfase em processos de seleção, Identidade profissional, mapeamento e desenvolvimento de Competências, avaliação de potencial gerencial, desenvolvimento de gestão, avaliação de desempenho, planejamento estratégico. Temas de interesse: métodos qualitativos, grupos focais, desenvolvimento de equipes, gestão de pessoas, processos seletivos, mapeamento de competências, competências em gestão, gestão intercultural, emoções e afetos no trabalho, trabalho emocional, estratégias de regulação emocional, contratos psicológicos, gerenciamento de impressões, estereótipos ocupacionais, identidade profissional. Fez estágio pós-doutoral de novembro de 2006 a outubro de 2007, tendo passado 6 meses na Universidade Complutense de Madri e os demais meses em Cambridge, UK. Atua na graduação e pós graduação do Instituto de Psicologia, Escola de Administração e o Centro de Estudos Interdisciplinares de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS). Todos pertencentes à UFBA. É bolsista produtividade nível 2 do CNPq. Tem projeto de pesquisa aprovado pelo Edital de Humanas/CNPq/2011 com o título Identidade social, categorização, emoções e discriminação: Um estudo sobre imigração e mercado de trabalho. É vice-diretora do Instituto de Psicologia da UFBA, ex-editora associada da rPOT(Revista Psicologia, Organizações e Trabalho), e ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT). Atualmente desenvolve pesquisas sobre trabalho emocional, estratégias de regulação emocional, atividades de gestão e emoções, formação em psicologia organizacional e do trabalho na América, Europa e países de língua portuguesa na África.

Juliana Paranhos Moreno Batista, Universidade Federal da Bahia

Graduação em andamento em Psicologia - Formação de Psicólogo .

Bolsista de iniciação científica do Fapesb do Grupo de Pesquisa Emoções, Sentimentos e Afetos em Contextos de Trabalho coordenado pela Professora Dra. Sônia Maria Guedes Gondim.

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Instituto de Psicologia

André de Figueiredo Luna, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Membro do grupo de pesquisa Emoções, Sentimentos e Afetos em Contextos de Trabalho do qual foi bolsista por dois anos (FAPESB e CNPq) e segue como voluntário. Estagiário da Comissão de Avaliação e Desenvolvimento Institucional da UFBA e da Rede de Colaboração e Aprendizagem das IFE. Engajou-se em pesquisas sobre identidade profissional, atribuição de emoções, atribuição de razões de desemprego e valores pessoais e atualmente pesquisa a relação entre contágio emocional, constrangimento, inteligência emocional e gênero em gestores.

Ana Célia Araújo Simões, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2013). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (1985), com especialização em Administração pela mesma entidade (1995). Atuou como gestora e, posteriormente, como instrutora em programas de desenvolvimento nas áreas de liderança, avaliação de desempenho, planejamento de carreira, desenvolvimento de equipes e consultoria interna de RH em empresas de grande e médio porte. Membro do grupo de pesquisa Emoções, Sentimentos e Afetos em Contextos de Trabalho do Instituto de Psicologia da UFBA.

Carolina dos Anjos Almeida Brantes, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2009) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2012).

Gisele Debiasi Alberton, Universidade Federal da Bahia

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia(2013). Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005). Atuou na área de gestão de pessoas, e atualmente participa como voluntária do grupo de pesquisa emoções, sentimentos e afetos em contexto de trabalho no Instituto de Psicologia da UFBA.

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Publicado

2015-03-04

Como Citar

Guedes Gondim, S. M., Paranhos Moreno Batista, J., de Figueiredo Luna, A., Araújo Simões, A. C., dos Anjos Almeida Brantes, C., & Debiasi Alberton, G. (2015). Desempenho e Solução de Problemas em Equipes Virtuais:: Um Estudo Experimental. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 30(4), 411–421. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18573

Edição

Seção

Estudos Empíricos