Habilidade de Comunicação Intencional de Bebês:

O Que Pensam as Mães?

Autores

  • Laísy de Lima Nunes Universidade Federal da Paraíba
  • Fabíola de Sousa Aquino Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Percepções maternas, Intencionalidade comunicativa, Bebês, Desenvolvimento inicial

Resumo

Este estudo investigou as percepções maternas acerca da habilidade comunicativa intencional infantil. Pesquisas destacam o impacto dessas percepções nas interações estabelecidas entre mãe e bebê e suas repercussões no desenvolvimento da linguagem e da cognição social infantil. Participaram do estudo 40 mães de bebês de 4 e 9 meses. Os resultados mostram variações nas percepções maternas quanto às habilidades de comunicação intencional dos bebês. Os relatos maternos sobre os bebês de 9 meses evidenciam o uso de recursos comunicativos intencionais expressos por vocalizações, alternância do olhar, e gesto de apontar. Discutem-se as implicações dessas percepções nas interações adulto-bebê, no desenvolvimento sociocomunicativo infantil e em contextos de desenvolvimento e educação infantil.

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Biografia do Autor

Fabíola de Sousa Aquino, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Psicologia Social (UFPB)

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Publicado

2015-03-04

Como Citar

Nunes, L. de L., & Aquino, F. de S. (2015). Habilidade de Comunicação Intencional de Bebês:: O Que Pensam as Mães?. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 30(4), 363–372. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18569

Edição

Seção

Estudos Empíricos